28 de março de 2024
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Em entrevista à Clube AM 720, a Deputada Federal e pré-candidata ao governo do estado pelo Solidariedade, Marília Arraes, disse que a formação de sua chapa para a disputa deve ser anunciada nos próximos dias, e comentou sobre diversos projetos de governo, como mobilidade, distribuição hídrica e segurança pública.

Lula

Sobre a recente oficialização da pré-candidatura Lula-Alckmin, a deputada ressaltou apoio ao petista e aproveitou para alfinetar o PSB sobre a colocação de Lula como apoiador de Danilo Cabral, deixando claro que não irá desvincular a imagem de Lula de sua candidatura.

“Quero deixar claro que Paulo Câmara (PSB) tem um candidato. A construção mais coerente seria dizer que Paulo é o governador de Danilo e Danilo é o candidato de Paulo Câmara (…) o Governo de Pernambuco já teve dois palanques, dois candidatos, como disse o próprio Lula”, provocou Marília.

Diálogos

Falando sobre as possíveis definições de chapa, Marília Arraes (Solidariedade), reforçou que independente das alianças faz parte da oposição à Frente Popular e destacou ainda uma possível unidade entre pré-candidatos ainda no primeiro turno para “derrotar o PSB”.

“Devemos manter o diálogo e o respeito com esse objetivo: de haver uma convergência, tendo como base uma estratégia de vitória e não ego ou vaidade (…) temos o objetivo comum, que é derrotar o PSB (…) todos nós (pré-candidatos de oposição) somos amigos e não temos nenhum problema pessoal ou de ordem política, então temos que conversar”, comentou a pré-candidata do Solidariedade no estado.

A respeito das alianças com André de Paula (PSD) e Sebastião Oliveira (Avante), dois possíveis nomes para compor a chapa de Marília como senador e vice, respectivamente, a pré-candidata não quis anunciar nada em caráter definitivo, mas deixou claro que as definições estão próximas da conclusão.

“Aguardem as cenas dos próximos capítulos”, brincou.

A candidata reforçou que nos próximos dias deveremos saber maiores detalhes. Há especulações de que nesta sexta-feira (13) seja oficializada a aliança entre Marília e André de Paula (PSD). Nada garantido até o momento. Marília adiantou também que amanhã (10) deve ser anunciada a união nacional entre Solidariedade e PROS.

Mobilidade

Na discussão sobre mobilidade urbana, a pré-candidata defendeu, para os ônibus, o bilhete único:

“Nós temos o compromisso de instituir o bilhete único. É uma justiça para o trabalhador que depende dos ônibus (…) a passagem está cara, e muitas vezes é preciso pagar mais de uma passagem para se movimentar na Região Metropolitana do Recife. O bilhete único é uma solução factível para este problema”, posicionou.

Já para o metrô, Marília Arraes defendeu que o serviço deve ser subsidiado pelo Governo Federal e propôs expansão das linhas na RMR:

“O metrô é caro, mas o custo compensa pela qualidade de vida e facilidade das pessoas em se deslocar, o que não acontece aqui na região metropolitana, o metrô parou no tempo (…) 80% dos custos (do metrô) são subsidiados, e será dessa maneira seja com o setor privado ou com o público. É necessário haver investimento e expansão das linhas do metrô, e isso quem tem condições de fazer é o Governo Federal”, ressaltou.

Segurança

Sobre segurança pública, Marília Arraes (Solidariedade) disse que “há uma falência no Pacto Pela Vida”, e disse que os índices de criminalidade no estado vem crescendo.

“É necessário atualizar as necessidades do estado, inclusive em relação aos investimentos na segurança. Pernambuco tem o sexto menor gasto per capita com segurança pública no país, enquanto é um dos mais violentos. Precisamos de um investimento em atualização das tecnologias e uma parceria com as guardas municipais (…) queremos repassar no mínimo 30% do investimento da área para elas (guardas municipais).”, defendeu Marília.

A candidata defendeu também estímulos ao quadro efetivo de funcionários do setor e defendeu mudanças na forma de escolha para o comando da Secretaria de Defesa Social (SDS) :

“Precisamos motivar a tropa. Não dá para ter segurança pública que funcione de verdade com uma corporação que está sendo mal paga (…) devemos entrar em consenso para um salário justo para toda a tropa, modificando também o comando da SDS, que recentemente vem sendo liderada por delegados da PF. Precisamos de alguém que conheça a realidade da casa e que possa dar suporte à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil de Pernambuco”, propôs.

Água

Para questões relacionadas a saneamento e distribuição de recursos hídricos, a deputada federal defendeu uma revisão na parceria público-privada da Compesa e classificou como essencial os investimentos da iniciativa privada no setor.

“A Compesa tem sofrido com uma má gestão, o que precisa ser resolvido antes de começarmos a falar em incentivos privados. Temos que rever o que não foi cumprido e cobrar aos responsáveis, para que sejam feitos investimentos efetivos. Deve ser feito um projeto factível com metas definidas para recuperar o déficit nos próximos quatro anos”, opinou.

Para conferir a entrevista na íntegra, basta clicar no player abaixo:

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.