20 de abril de 2024
Foto: Sandy James/DP

Foto: Sandy James/DP

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 14/05/2022


Na entrevista exclusiva do pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho (UB), sobre a estratégia da oposição para o enfrentamento à Frente Popular, no microfone da Rádio Clube AM, ele cravou: “A estratégia montada por nós é para uma mudança.” Perguntado se pode surgir, ainda no primeiro turno uma novidade com relação a composições de nomes e alianças, Miguel responde: “Acredito que sim. A gente tem mantido diálogos abertos, com todos os participantes. (…) Eu acredito que até o final do mês, a gente pode ver um fato novo surgindo na política, no bloco da oposição. Algo que vai mostrar a grandeza desses participantes. Fico muito animado. Foi por essa razão que não preenchemos a vaga de Senado nem a de vice. Pra manter as portas abertas, pra alternativas e possibilidades.” [sic] Há algo no ar.

Desejo adiado

O deputado federal Sílvio Costa Filho, presidente do partido Republicanos em Pernambuco, revelou em entrevista para o Jornal Fato Novo, na TV NOVA, que “conversando com o presidente Lula, ele me disse que era importante que nesse momento o PT pudesse ter a candidatura ao Senado.” Silvio pondera: “Eu sempre disse que não tenho pressa… A gente vai adiar esse projeto. Eu só tenho 40 anos, ainda tenho muito chão pela frente… Em 2026 teremos duas vagas ao Senado.” Para o parlamentar, o momento é de renovar o mandato como deputado federal. “O meu principal objetivo é continuar trabalhando em Brasília no congresso Nacional.

Aqui perdeu

O Ministério Público Eleitoral em Pernambuco quer manter a sentença que considerou ilícita a candidatura de Júlia Maria Isaac de Macedo Alves e declarou nulos todos os votos conferidos ao Partido Democratas (DEM) de Garanhuns (PE) e aos seus candidatos, nas eleições de 2020, para o cargo de vereador, por fraude na cota de gênero. Por meio de parecer, enviado ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o procurador regional eleitoral de Pernambuco, Roberto Moreira de Almeida, defendeu ainda a manutenção da cassação do diploma e do mandato do vereador eleito Thiago Paes Espíndola, por ter sido diretamente beneficiado pelo esquema.

Sem homenagens

A mandata coletiva das Juntas Codeputadas (PSOL/PE) protocolou um projeto de lei que proíbe homenagens para escravocratas e nazistas. O PL acrescenta à lei de autoria das codeputadas que já proibia homenagens para ditadores e torturadores envolvidos no golpe militar (1964-1985).

Mais prazo

O contribuinte com débitos relativos ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos, o ICD, vai ter prazo até 30 de junho de 2022 para fazer o pagamento total da dívida, com direito a 100% de redução no valor da multa e dos juros. A iniciativa do Poder Executivo Estadual ganhou a aprovação unânime da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa. O relator da proposta, deputado Tony Gel (PSB), afirmou que esta é uma boa medida do Governo para atenuar os efeitos econômicos da pandemia: “Tirando 100% de multas, de juros, facilitando a vida do contribuinte.”

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.