25 de abril de 2024
Foto: Liderança do PSB na Câmara/ Divulgação

Foto: Liderança do PSB na Câmara/ Divulgação 

Compartilhar:

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) e colegas da oposição ao Governo Federal protocolaram um documento junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo a suspensão do processo de privatização da Eletrobras até que a análise dos questionamentos levados à Corte de Contas sobre o assunto seja concluída. O governo federal tem atuado para agilizar a venda da empresa ainda neste ano. O plenário do TCU deve retomar o julgamento da privatização ainda nesta quarta-feira (18). 

Segundo o deputado e pré-candidato ao governo de Pernambuco pela Frente Popular, a privatização apresenta “uma série de irregularidades flagrantes”:

“Ainda em 2019, entrei com um pedido de auditoria para analisar esses aspectos da privatização. Há subavaliação do preço da outorga da empresa e faltam estudos atualizados sobre os valores das garantias físicas das usinas e o impacto tarifário por conta do processo de descotização. Além disso, não devemos nos desfazer de um patrimônio nacional como a estatal em ano eleitoral”, opinou. 

Os parlamentares da bancada de oposição também pedem ao Tribunal de Contas que seja concedida uma medida cautelar para determinar que o Ministério das Minas e Energia se abstenham de qualquer medida para a privatização da empresa até que duas propostas de fiscalização e controle sejam concluídas pela Câmara dos Deputados com suporte do tribunal.

Além de Danilo Cabral (PSB), assinaram o pedido ao TCU os seguintes deputados federais:

Afonso Florence (PT-BA); Alencar Santana (PT-SP); André Figueiredo (PDT-CE); Bira do Pindaré (PSB-MA); Bohn Gass (PT-RS); Daniel Almeida (PCdoB-BA); Henrique Fontana (PT-RS); Ivan Valente (PSOL-SP); Jandira Feghali (PCdoB-RJ); Joenia Waphichana (Rede-RR); Perpétua Almeida (PCdoB-AC); Paulo Fernando Santos (PT-AL); Sâmia Bomfim (PSOL-SP); Vivi Reis (PSOL-PA); e Wolney Queiroz (PDT-PE).

Foto: Liderança do PSB na Câmara/ Divulgação 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.