16 de abril de 2024
Imagem: Reprodução/internet

Imagem: Reprodução/internet

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 18/05/2022

Para quem tem questionado sobre o papel da ex-presidente Dilma Roussef (PT) na atual campanha do Partido dos Trabalhadores, e fica afirmando que a legenda esconde a gestora, que foi afastada do Palácio do Planalto através de um Impeachment, teve a oportunidade de rever o filme protagonizado por ela. Na noite passada, na propaganda eleitoral, o PT voltou a exibir o vídeo em que Dilma relembra alguns dos programas sociais implementados nas gestões do PT. A gestora destaca: “o ciclo de conquistas foi interrompido pelo golpe.” Na sequência do texto, bem interpretado, ela apela: “venha, participe”. Na mensagem só não cita o ex-presidente Lula.

Transparência

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) apresentou um projeto de lei para dar transparência aos gastos com viagens aéreas realizados pela Prefeitura do Recife e pela Casa de José Mariano. Pela proposta, as informações sobre os recursos públicos gastos com passagens e diárias devem ser disponibilizadas após 30 dias da execução das despesas e de forma individualizada.

Liberdade religiosa I

Audiência Pública realizada pela Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa trouxe à tona o cotidiano de violência contra as comunidades religiosas de matriz africana no estado e a impunidade nos casos de ataques a terreiros. A advogada Priscila Rocha, da Articulação Negra de Pernambuco, cobrou a aprovação de um Estatuto da Liberdade Religiosa na Alepe, e denunciou a falta de políticas públicas de combate ao racismo religioso. Líderes religiosos como o Pai Ivo de Xambá, Mãe Elza de Iemanjá e Edson Axé fizeram parte da mesa dos trabalhos.

Liberdade religiosa II

A promotora de Justiça Ivana Botelho, coordenadora do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo do Ministério Público de Pernambuco, esclareceu que as recomendações do órgão apenas orientam a atuação dos promotores. Um dos coordenadores da Rede de Articulação Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, Edson Axé cobrou a implementação de uma delegacia especializada em crimes de intolerância religiosa.

Liberdade religiosa III

O padre Clóvis Cabral também participou do debate. Ele chamou de “patologia religiosa” a ideologia que prega a superioridade de uma religião sobre outra. Como encaminhamento da Audiência Pública, o deputado João Paulo Lima propôs que seja realizada uma reunião com o governador do Estado para expor as denúncias apresentadas pelo movimento social.

TEA

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove amanhã, às 10h, uma audiência pública, em Macaparana, na Zona da Mata Norte, para discutir a criação no Estado de novos centros especializados em Transtorno do Espectro Austista (TEA). O debate proposto pelo presidente da Comissão de Administração Pública, deputado Antônio Moraes (PP), tem como tema a “Expansão da Casa Azul”, instituição pioneira em Pernambuco, criada no pela prefeitura de Macaparana, em março deste ano, para tratamento e acolhimento de pacientes com TEA.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.