29 de março de 2024
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 24/05/2022


Com a retirada da pré-candidatura à presidência da República, do ex-governador de São Paulo, João Dória (PSDB), que não resistiu a fritura realizada pela alta cúpula da legenda tucana, a aparente beneficiada será a senadora Simone Tebet (MDB). Mesmo que venha a ser, e provavelmente será, a indicada pela coligação que reúne MDB, PSDB e Cidadania, a candidatura da parlamentar não vai navegar em mar tranquilo. Semelhante a resistência que impediu a caminhada de Doria, mesmo ele havendo legitimamente ganhado as prévias do partido, o MDB, reconhecidamente cheio de alas e caciques, está longe de ter hegemonia e conseguir seguir unido em torno de uma mesma candidatura. Os grupos emedebistas se dividem entre apoios já explicitados às campanhas de Bolsonaro e Lula. Quem pode assegurar que o MDB vai embarcar nesse avião que parece ainda ter obscura a certeza da decolagem?

Sem Doria I

“O ex-governador de São Paulo, João Doria, é um quadro qualificado de nosso partido e que merece todo o nosso respeito. Tive o prazer de recebê-lo em Caruaru há alguns meses para conversarmos sobre o Brasil e Pernambuco. A decisão dele, tenho certeza, foi amadurecida e feita no interesse do País, na busca do entendimento. Agora, vamos avançar na escolha de um nome que represente um projeto liderado por PSDB, MDB, Cidadania e demais partidos que porventura venham compor o nosso conjunto. De minha parte, continuarei a andar Pernambuco e a debater o nosso Estado ao lado da população e de lideranças de todas as regiões.” Raquel Lyra, presidente estadual do PSDB e pré-candidata ao Governo de Pernambuco

Sem Doria II

Deputado federal, Raul Henry (presidente do MDB-PE), sobre a desistência de João Doria na disputa presidencial: “Chegamos numa fase da pré-campanha que é natural uma convergência de vários pré-candidatos para uma candidatura que tem maior poder de agregação. E, na terceira via, quem representa essa confluência é a senadora Simone Tebet (MDB-MT). Uma mulher preparada, de ficha limpa, inquestionável espírito público e compromisso com o povo brasileiro.”

Sem Doria III

Deputada estadual, Priscila Krause: “A decisão do governador João Doria vira a chave da pré-campanha eleitoral em nome de uma união do centro democrático. É uma atitude que merece o nosso reconhecimento em nome de uma construção mais ampla, decisiva e urgente em prol do Brasil”

Sem Doria IV

“O ex-governador de São Paulo, João Doria, deu uma demonstração de grandeza e espírito público. Ele colocou o projeto que a sociedade almeja, de construção de uma candidatura única nesse campo, acima de sua postulação pessoal. Por tudo isso, e por sua trajetória, é merecedor do nosso respeito e de nossa consideração.” Armando Monteiro, ex-ministro e ex-senador.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.