28 de março de 2024
Foto: Wilson Dias/Agencia Brasil

Foto: Wilson Dias/Agencia Brasil

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 09/06/2022

Após sair do Podemos para o União Brasil em busca de aumentar a sua exposição em um partido com mais tempo de propaganda eleitoral e recursos, Sergio Moro, que tinha intenção de se candidatar à presidência, acabou tendo que se contentar com a candidatura de deputado federal de São Paulo, após decisão interna do UB. A ideia do partido, era aumentar a popularidade e o amadurecimento de Moro com a candidatura no maior estado do país. A decisão foi acatada por Moro, que passou a ter como foco a candidatura à Câmara Federal desde então. Como parte do plano, surgiu a ideia de uma “mini-chapa” junto à sua mulher, Rosângela Moro, que concorreria como deputada estadual, também por São Paulo. Porém, na última terça-feira, foi decidido no Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-SP), que os dois não possuem domicílio eleitoral em São Paulo, o que os impede de concorrer a qualquer cargo de natureza política no estado. O ex-ministro ainda tem a opção de recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a movimentação parece não ser essa.

Ironia

Caso siga o que está sendo especulado nos bastidores, Moro deve desistir de São Paulo e concorrer ao Senado no Paraná, estado onde sua situação eleitoral é regular. A disputa direta seria com o atual Senador Alvaro Dias, antigo colega de partido do ex-ministro na época em que ainda estava no Podemos. Após cumprir um mandato como senador, Dias busca a reeleição no estado pelo partido. A ironia é: quando ambos ainda faziam parte da legenda, o senador declarou que “se tudo desse errado”, concederia a sua vaga na disputa para a casa alta “de coração aberto”. Alvaro Dias também foi quem viabilizou a entrada de Moro no Podemos. Agora, tudo se desenha para que os dois, um dia aliados muito próximos, agora sejam rivais.

Litoral Norte

O projeto de desenvolvimento do Litoral Norte, liderado pelo Movimento Pró-Pernambuco, será apresentado aos pré-candidatos ao governo do Estado em encontros com o trade turístico da região, formada pelas cidades de Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Goiana. O primeiro encontro será hoje, com Anderson Ferreira (PL).

Frentistas salvos

Os frentistas de todo o país foram contemplados pela decisão da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, que aprovou um parecer do deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos), contrário à operação de bombas de combustíveis pelo consumidor, prática comum em países como os EUA. “Não é viável num país que amarga o quantitativo de 14 milhões de desempregados atualmente”, disse Coutinho sobre a proposta.

Água

Oitenta mil famílias atingidas pelas chuvas no estado terão direito a suspensão das contas de água referentes aos meses de maio, junho e julho. A deputada estadual Priscila Krause (Cidadania), foi quem protocolou, na última semana, um ofício na Alepe e enviou solicitação formal ao governador Paulo Câmara e à Compesa. A decisão foi aprovada no último dia 7.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.