20 de abril de 2024
Foto: STR/AFP

Foto: STR/AFP

Compartilhar:

Colaboração de Isabel Alvarez (RJ)

Nesta sexta-feira (24), o presidente argentino Alberto Fernández participou virtualmente da XIV Cúpula dos líderes do BRICS e declarou que a Argentina almeja se tornar membro pleno do grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. “Desejamos se membros plenos deste grupo de nações que já representa 42 % da população mundial e 24 % do produto bruto global. Somos fornecedores seguros e responsáveis de alimentos, reconhecidos no âmbito da biotecnologia e em tecnologia logística aplicada. Isto significa que não só somos capazes de produzir e exportar alimentos, mas sabemos fornece serviços e formar especialistas para que outros países façam crescer sua eficiência produtiva e melhorem assim a qualidade de vida de seus habitantes”, discursou Fernández no evento.
Além disso, o líder argentino comentou sobre a crise alimentar global e ainda afirmou que seu país tem condições de substituir a Rússia no fornecimento de gás pelas existências do depósito petrolífero Vaca Muerta.
Fernández também acrescentou que a Argentina está apta para contribuir com o necessário para garantir a segurança alimentar do mundo. “Nem o trigo, nem a comida podem se tornar uma arma de guerra. A paz é urgente por ser urgente fazer um mundo mais igualitário. O BRICS é uma excelente alternativa para meu país cooperar diante de uma ordem mundial que vem funcionando para o benefício de poucos”, disse.
A videoconferência da XIV Cúpula dos líderes do BRICS acontece desde ontem (23), sendo presidida pela China e cujo tema deste ano é a respeito do “Diálogo de Alto Nível sobre Desenvolvimento Global”.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.