18 de abril de 2024
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 01/07/2022

O texto-base do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que institui o estado de emergência para permitir ao governo a criação e ampliação de programas sociais, foi aprovado no plenário do Senado em segundo turno. A medida é fundamental para que os pagamentos não violem a legislação eleitoral, que proíbe a criação de benefícios destinados a pessoas físicas em ano de eleições. Entre diversos pontos estão previstos pacotes social de R$ 41,25 bilhões até o fim do ano para expansão do Auxílio Gás, ampliação dos pagamentos do Auxílio Brasil, criação do “Pix Caminhoneiro”, além de financiamento da gratuidade do transporte coletivo para idosos, auxílio financeiro aos taxistas e a compensação aos Estados que concederem créditos tributários ao etanol. Com a aprovação entre os senadores, a proposta agora deve ser encaminhada para apreciação na Câmara dos Deputados.

Escândalo

Presidente do MDB de Pernambuco, o deputado federal Raul Henry usou as redes sociais para comentar sobre os escândalos no Ministério da Educação: “Talvez seja o final trágico de um período muito nefasto para a educação pública brasileira.” De acordo com o parlamentar, “houve apenas guerra ideológica, guerra cultural e, agora, um grande escândalo de corrupção dentro do MEC.” Raul declarou: “É por isso que eu apoio essa CPI.”

Definições I

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo União Brasil, Miguel Coelho (UB), anunciou a deputada estadual e ex-secretária de Cidadania de Santa Cruz do Capibaribe, Alessandra Vieira (UB) como sua vice. Em fala à imprensa, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (UB), que era, até então, o nome mais cotado para disputar a vaga para a Casa Alta, negou ter interesse no cargo, reforçando que irá focar em sua candidatura à Câmara dos Deputados. O ex-prefeito de Petrolina destacou que a discussão está aberta com os partidos da base aliada, e que o nome deverá ser definido até o final do mês de julho.

Definições II

Miguel Coelho (UB) também comentou que o apoio do Patriota deve ser anunciado em breve: “De toda a base de pré-candidatos do partido, grande parte está conosco, e temos também o entendimento com aqueles que representam o partido, então acredito que muito em breve o apoio do Patriota se tornará oficial”, reforçou.

Entrevista

O pré-candidato ao governo de Pernambuco, ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL) será entrevistado hoje, a partir das 9h, na Rádio Clube AM 720. A transmissão é simultânea pelos canais Diario de Pernambuco no YouTube e no Facebook.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.