19 de abril de 2024
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Uma formatura que tem o peso maior do que só o encerramento de um curso. É o significado de transformação de vida para 39 mulheres e um homem que receberão um diploma de culinária regional e de bolos e tortas do curso de Gastronomia da Carreta Escola Senac, uma parceria com a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Durante quinze dias, estudantes participaram em 40horas aulas/semanais, da primeira edição do curso pós-pandemia.

“Depois de tudo que passamos na vida, somos mais do que vencedoras. Foi uma experiência nova, rica, tinha dia que parecia que a aula era uma festa. Foi um grande aprendizado, em pequeno tempo, mas significativo para mudar nossas vidas”, declarou Ailde Barbosa, 50 anos, moradora de Águas Compridas. “Esse curso não só nos ensinou Gastronomia, mas também nos trouxe de volta a autoestima e a esperança na vida”, acrescentou, emocionada.

Para outra formanda do curso de culinária regional, Jucelia Monteiro, 39 anos, o curso chegou no momento que mais precisou, no inverno. “Perdi minha tudo com as chuvas. Minha casa e quase entrei numa depressão. Hoje termino o curso diferente, renovada e gostaria muito de participar de outros”.

O poder da superação também foi prova para o único homem do curso. O estudante Flávio Roberto descobriu o curso de gastronomia através de amigos que viram o aviso no Cras. Flávio faz parte da estatística dos brasileiros desempregados e que tentam voltar ao mercado de trabalho. “Sou mais um na família que gosta de cozinhar. Trabalhei em escritório de advocacia, também na área de saúde e agora estou me descobrindo na culinária”.

O Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Paulo Roberto Souza Silva, parabenizou as turmas pela conquista. “Vocês, formandas e formandos, provaram que a vida pode ser transformada. E agora vocês podem começar um novo ciclo mostrando que é possível mudar”. “Daqui para frente vocês tem uma profissão e começa uma nova etapa na vida”, reforçou a ideia Paulo Roberto.

O impacto positivo para as famílias e comunidade em geral fez com que a prefeitura de Olinda, abra mais duas turmas em parceria com a Carreta Escola Senac, que começará no próximo dia 19 de julho. Desta vez, os novos alunos irão aprender a arte de preparação de coquetéis regionais.

Por Pattricia Viviane/Prefeitura de Olinda

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.