18 de abril de 2024
Foto: Divulgação/PDT

Foto: Divulgação/PDT

Compartilhar:

O PDT de Pernambuco realizou sua convenção estadual. O deputado federal, presidente regional da legenda e líder da oposição na Câmara em Brasília, Wolney Queiroz, conduziu os trabalhos no encontro. Foram homologadas 40 candidaturas a deputado estadual, sendo 25 mulheres. E 25 candidaturas a deputado federal, sendo nove mulheres. O partido que integra a Frente Popular em Pernambuco, apoia a candidatura de Danilo Cabral (PSB) para governador, mas defende o nome de Ciro Gomes à presidência da República. A pedetista, vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, teve a sua candidatura a deputada federal confirmada, além de também ser indicada pelo partido, para a coordenação da campanha do presidenciável da legenda em Pernambuco.

Online

Segue a disputa, na internet brasileira, entre os apoiadores das cartas em defesa da democracia e das liberdades individuais. Dois dos documentos bastante assinados já atingiram mais de 700 mil apoios cada um. Os números crescem e se alteram constantemente. No momento de nossa aferição, o “Manifesto à Nação Brasileira – Defesa das Liberdades”, do Movimento Advogados de Direita Brasil (ADBR), que surgiu em Pernambuco, registrava 759 mil assinaturas no abaixo-assinado online. Já a “Carta aos Brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito”, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), apresentava 717 mil apoiadores. Os documentos continuam online e ainda podem ser subscritos.

Racha I

Uma discordância entre o PSB e o PT do Rio de Janeiro pode acabar prejudicando toda a aliança entre as siglas para estas eleições. No estado, que é de grande importância no plano estratégico da campanha do ex-presidente petista, Marcelo Freixo (PSB) seria o candidato ao Governo Estadual e o PT indicaria o nome de Carlos André Ceciliano para o Senado. No entanto, o deputado federal Alessandro Molon (PSB) resistiu à ideia da candidatura petista para a casa alta, e se lançou para a disputa. A decisão vem sendo questionada há algumas semanas, tanto por dirigentes do PT no Rio, como por membros do PSB de outros estados. O próprio Danilo Cabral, que faz parte do Partido Socialista em Pernambuco e é vice-presidente nacional da legenda, expressou insatisfação em suas redes sociais, como contamos na coluna.

Racha II

No entanto, Molon parece não ter cedido à pressão, e pediu aos petistas que “tenham bom senso”. O estopim para o PT-RJ veio quando o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, sustentou a candidatura de Molon. Foi então que o Partido dos Trabalhadores emitiu uma nota oficial em seu site, comunicando que se tornou inviável o apoio à candidatura de Marcelo Freixo e a aliança com o PSB no estado, dizendo também que nos próximos dias irá buscar uma solução para a candidatura no Senado, colocando até mesmo a possibilidade de construir uma chapa majoritária inteiramente petista, para disputar contra os socialistas no estado. “Infelizmente não é mais possível manter o apoio à candidatura de Freixo ao Governo do Estado (…) iremos, nos próximos dias debater alternativas de coligação majoritária com a direção nacional para construirmos um palanque forte de Lula no estado”, expressou o comunicado.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.