Em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, Lagos e Rios, o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista (SEMA), realizou, neste sábado (17), um mutirão de limpeza na Praia do Pontal, em Maria Farinha, no Litoral Norte. A iniciativa contou com técnicos e analistas ambientais da Prefeitura de Paulista, juntamente com um contingente de limpeza formado por funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, da Comissão de Meio Ambiente da OAB Paulista e sociedade civil organizada.
Moradores das adjacências e visitantes também participaram do mutirão de limpeza. Além de recolhimento de lixo como sacolas, copos, canudos, tampas e garrafas e outros produtos feitos de plástico, embalagens de papel, latas de alumínio e ferro foram os materiais contaminantes retirados da areia e vegetação da área.
Em relação às espécies invasoras de vegetação, a espécie conhecida popularmente como fio-de-ovos (Cuscuta/SP) foi retirada do espaço. A espécie invasora evita o crescimento da vegetação nativa, asfixiando as plantas e bloqueando a luz, o que impede a fotossíntese e mata as plantas. Um volume de quase 340 kg foi retirado e encaminhado ao aterro sanitário do estado, em Camaragibe.