Milho, água e açúcar: receita da educação

Uma mistura mágica de milho, água e açúcar consegue levar cada vez mais crianças para sala de aula na comunidade de Dombe, em Moçambique, na África. A papa de consistência cremosa é servida diariamente pelas missões da Obra de Maria e Fazenda da Esperança, em dois turnos, na Escola Primaria Centro Educacional de Dombe. Desde 2013, o governo moçabiquenho suspendeu o fornecimento de merenda nas escolas públicas. O que resultou num aumento repentino da evasão escolar.

Segundo relatório sobre situação escolar dos países lusófonos, divulgado em 2015, pela Unicef, Moçambique ocupa a 39ª posição no ranking dos piores do planeta, atingindo 13,6% da população total que chega hoje a quase 27 milhões de habitantes.

A iniciativa das missões em oferecer a papa foi tão aprovada que agora as crianças não deixam mais de ir para a escola por qualquer motivo. “Antes, eles faltavam vários dias consecutivos. Após a papa, os meninos e meninas só faltam se estiverem doentes”, informou o professor Shimbarashe Vinte e Um. A refeição é servida nos dois turnos da escola. Pela manhã, estudam 336 alunos, enquanto no período da tarde, outros 254. “Com a assiduidade até as notas melhoraram”, ressaltou o educador.


Segundo a Obra de Maria, para servir o alimento na escola primária é necessário, por dia, 20 latas de um quilo de milho, que custam 150 meticais, o equivalente a US$ 2,5 (dólares). Além disso, a moagem e pilagem do milho correspondem a 60 meticais, cerca de US$ 1.  Além de servir na escola, a papa também está no cardápio do matabicho, como os africanos chamam o café da manhã, no internato mantido pela Obra de Maria em Dombe. O café é servido, geralmente, às 6h30 para as 68 crianças que estudam no turno da manhã.

One Reply to “Milho, água e açúcar: receita da educação”

  1. A sobrevivência é incapaz de decidir o que comer, enquanto , tantas pessoas má agradecida vive reclamando de tudo,insatisfeito com tudo. Temos que agradecer a Deus,todos os dias e toda as horas pelo que temos.Amém
    Africa, que as nações unidas consigam nos alimentar,Amém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.