Você tem fome de quê?

O domingo é de muito trabalho para as mulheres ligadas à Obra de Maria na Angola. É dia de entregar o sopão para as comunidades carentes na periferia de Luanda. O preparo do alimento já começa na véspera com o cozimento de 20 quilos de feijão que faz parte de um dos ingredientes usado no sopão.

Na manhã do domingo cedinho, as mulheres se juntam para cortar as verduras e legumes. Todo material usado vem de doações feitas por comerciantes, empresários, profissionais liberais, pessoas de menor poder aquisitivo e até mesmo membros da própria comunidade. Todos querem colaborar, independente da quantidade e dos produtos doados.

Neste domingo, foram preparados 45 quilos de sopa. Uma pequena parte da refeição já é servida na casa sede após a missa da família. Alimenta integrantes da comunidade, trabalhadores e alguns visitantes. A sopa tem pedaços de legumes e vegetais folhosos. É encorpada e saborosa. Além do feijão, leva cenoura, repolho, couve, tomate, cebola, alho, azeite, folha de louro e chouriço.

Judite da Clemência Muto Cabral é responsável pelo grupo da sopa. Ela conta que, toda semana, as doações começam a chegar nas sextas-feiras. “Graças a Deus, nunca nos faltou um ingrediente. Quando está pouco, um de nossos irmãos completa”, comentou a senhora angolana que já está há oito anos na Obra de Maria do continente africano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.