Missão de Dombe

Posted on

Em Dombe, vilarejo do centro de Moçambique, 90% das famílias comem apenas uma vez por dia. Isso acontece às 15h, considerado por eles horário limite para suportar a fome. Nesse cenário de miséria que a Missão de Dombe, dos missionários da pernambucana Obra de Maria, foi erguida em 2009. Hoje a iniciativa é um alento para a população de 50 mil habitantes. A missão fica no distrito de Sussundenga, no estado de Manica, região subsaariana do país. Chegar lá não é fácil. É preciso ir de avião até a cidade de Beira, às margens do Oceano Índico, e depois viajar de carro por cerca de cinco horas.

A cidade de Beira possui prédios antigos. Alguns destruídos pela guerra ou pela falta de conservação adequada, uma vez que as famílias ainda com poucos recursos dão prioridade às necessidades básicas, como alimentação. Em Beira está o segundo maior porto do país. O primeiro fica em Maputo, na capital, e maior cidade de Moçambique. A estrada de acesso a Dombe não é boa e alguns trechos estão em obras. Até a missão, é possível circular em áreas de mata fechada, onde existem ainda minas de guerra sendo desativadas pelo governo. Acidentes com animais também são frequentes, como ataques de crocodilos.

Dombe está ligada à Diocese de Chimoio, capital de Manica. A população ainda vive de forma primitiva, em tribos. Não dispõe de água encanada e energia elétrica, o que impossibilita acesso à comunicação. A missão foi fundada há 60 anos pelos franciscanos, expulsos pelo governo na época da guerra. Mas há dez anos, a igreja obteve de volta a posse da área e os religiosos puderam retornar à missão. A malária atinge o povo da terra e também castiga os missionários. Quase todos já adoeceram sucessivas vezes.

O vírus do HIV também mata a população, além da desnutrição crônica. Segundo o Unicef, mais de 250 mil crianças sofre com desnutrição em Moçambique. Há mais de uma década, a taxa permanece em torno de 43% em crianças menores de cinco anos. Uma a cada duas crianças sofre com o problema, que interfere no aprendizado escolar, provocando impacto negativo no crescimento econômico do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.