Vírus do HIV atinge 1,5 milhão de pessoas

Posted on

Deitada na calçada do Hospital da Missão em Dombe, M.D. de 28 anos, espera por atendimento. Vítima de malária pela quarta vez este ano, ela é portadora do vírus HIV. Buscava por socorro. Visivelmente abatida. Magra, tinha a pele engilhada e parecia desidratada. Acompanhada do marido, M.S., 39, também portador do vírus da Aids, a mulher estava há quase dois meses sem tomar o coquetel contra a doença, medicação que é fornecida no posto de saúde da província, em Manica. Dos seis filhos do casal, e os dois caçulas, de quatro e seis anos, também já foram diagnosticados com o HIV.

No hospital da missão, não havia o coquetel. As missionárias da Obra de Maria se desdobraram para orientar o homem a buscar o remédio com frequência. Explicam que a família não pode interromper o tratamento. Senão pioram. O homem prestou atenção às orientações, no entanto, questionou novamente. Desta vez, sobre as crianças. Queria saber se elas também têm que tomar o coquetel. Pois alegou que os meninos não sentiam nada. “Eles estão bem”, resumiu, mostrando desconhecimento a respeito da enfermidade.

Em Moçambique, há cerca de 1,5 milhões de pessoas contaminadas com o vírus da Aids, das quais 830 mil são mulheres acima de 15 anos. Os dados são do levantamento é do Programa Conjunto das Nações Unidas sonbre HIV/Aids . Um total de 54% das pessoas portadoras do vírus estão em tratamento e 61% dos infectados têm conhecimento do seu estado, segundo o mesmo relatório, divulgado em julho passado. O documento diz ainda que o país está entre os sete da África oriental e Austral que concentram 50% das novas infecções que ocorreram entre 2010 e 2016, atingindo 790 mil pessoas neste período. Entre 2009 e 2015, a prevalência do vírus HIV/Aids em Moçambique subiu de 11,5% para 13,2%, de acordo com os dados do Inquérito de Indicadores de Imunização, Malária e HIV/Aids, publicados este ano.

O técnico em Medicina que trabalha no Hospital de Dombe, Manoel Domingues, informou que por mês atende cerca de 30 pacientes com HIV, a maioria mulheres. “Elas chegam aqui, geralmente com muita febre, baixa imunidade e vítimas de doenças sexualmente transmissíveis. Procuram atendimento por conta da contaminação com malária e também por adoecerem com tuberculose, já em consequência do HIV”, comentou.

Domingos acredita que o alto índice de HIV/Aids das mulheres moçambicanas é reflexo da falta de política de saúde pública até poucos anos inexistentes no local. Questões socioculturais e biológicas são algumas causas. A dependência econômica da mulher em relação ao homem implica no medo de exigir o uso do preservativo, principal risco, segundo o especialista.

“As mulheres estão mais suscetíveis à contaminação. Outro fator que dessemina a doença é também a poligamia. A mulher tem um homem só, mas este pode ter mais de quatro companheiras”, completou Domingos, ressaltando ainda que a dificuldade das pessoas em usar o preservativo também está relacionada à falta de acesso a esse tipo de proteção, uma vez que o governo de Moçambique não distribui camisinhas com frequência como acontece no Brasil.
Os casos de Aids e mortalidade provocados pela epidemia tiveram uma redução no Brasil.

Segundo Boletim Epidemiológico de HIV/Aids, divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2016, a taxa de detecção da doença foi de 18, 5 casos por 100 mil habitantes, uma redução de 5,2% em relação a 2015, quando era registrado 19,5 casos. Já a mortalidade, também observou-se uma queda de 7,2%, a partir de 2014, quando o tratamento foi ampliado em todo o país. Passando de 5,7 óbitos para 5,2 mortes por 100 mil habitantes, em 2016. Já o número de mulheres infectadas nos últimos dez anos, caiu em relação aos homens. Em 2016, foram 22 casos de aids em homens para cada 10 casos em mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.