Mal começa a tarde do sábado e a edição de domingo do Diario – fechada pouco antes das 12h – já está sendo vendida nas ruas do estado. Algo que todos já estão mais do que acostumados.

O que alguns leitores talvez não saibam é que existe uma segunda versãodo jornal de domingo  – distribuída para os assinantes – que só é finalizada na noite do sábado.

Este post é para mostrar um pouco deste processo de mudança. A editoria escolhida, não por acaso, é a de Esportes. As tardes e noites de sábado tradicionalmente são marcadas por jogos de futebol e outros eventos esportivos. Por isso, as páginas do caderno Superesportes passam por uma verdadeira transformação.

Neste domingo, cinco das seis páginas tiveram mudanças. Começando pela capa. Na 1ª edição, destaque para o “abre” do jogo do Náutico contra o Botafogo (marcado para as 18h30 do domingo).

Os assinantes, no entanto, receberão uma capa bem diferente. No lugar do técnico do Náutico, Alexandre Gallo, a imagem da tenista Sharapova, que fez história ao conquistar o título em Roland Garros (fechando os 4 Grand Slams). A foto e a manchete na verdade soam como uma ironia à derrota da Seleção Brasileira no amistoso contra a Argentina.

Nas páginas internas, as mudanças são menos radicais. As que traziam as reportagens sobre os jogos de Sport e Náutico no domingo praticamente não foram alteradas. Na verdade, apenas inserimos um pequeno quadro com os “outros jogos” da Série A. O quadro estava na página D4, que trazia uma matéria sobre a partida Fluminense e Internacional na parte superior e uma sobre o Santa Cruz na parte interior.

Na segunda edição, a diagramação foi mantida e apenas substituímos o material sobre a Série A do Brasileirão pela cobertura do amistoso entre Argentina e Brasil:

Nas páginas D5 e D6 foi necessário mudar também a diagramação. Neste caso, no entanto, para entrarem atualizações sobre os assuntos que já estavam na 1ª edição: Eurocopa, Roland Garros e Fórmula 1.

A página da Eurocopa destacava o clássico entre Espanha e Alemanha, marcado para as 13h do domingo, com uma ampla apresentação, incluindo duas artes com a disposição tática das equipes:

Na 2ª edição, entrou a cobertura dos dois jogos do sábado, transformando a matéria sobre Espanha x Itália em vinculada. As duas artes com os planos táticos, infelizmente, foram deletadas da página:

Na página D6, uma espécie de multiplicação do espaço. Apesar da inclusão do texto sobre o título de Sharapova, a matéria sobre a final masculina de Roland Garros e a apresentação do GP do Canadá foram mantidas. A da Fórmula 1, na verdade, foi atualizada com o resultado do treino e a mudança da foto.

A 1ª edição:

E um close nas mudanças da versão para os assinantes (a parte superior foi mantida na íntegra, reduzindo um pouco das fotos de Nadal e Djokovic):

Não é um trabalho simples, mas é fundamental para que o assinante receba um jornal atualizado em casa no domingo.