“>

Por Juliana Colares*

O time-lapse é um queridinho do vídeo. É um recurso usado para mostrar rapidamente algo que ocorreu durante um intervalo de tempo bem maior. No carnaval deste ano, o Diario fez algo parecido em um vídeo sobre o Galo da Madrugada. Mas, naquela ocasião, as imagens da montagem do galináceo gigante foram captadas em velocidade normal e aceleradas depois, na edição. Desta vez, resolvemos fazer diferente. Filmamos tudo em time-lapse. O recurso é simples e fácil de fazer. Mas dá trabalho. Comecei a captação em uma terça-feira, às 10h30 da manhã. Gravando um frame (ou fotograma) a cada 10 segundos, era preciso passar uma hora para conseguir cerca de 12 segundos de gravação. E, levando-se em conta que o “set” era a avenida Agamenon Magalhães, isso significava uma hora em pé, de olho na câmera e no entorno. Sim, porque para a imagem ficar boa era preciso garantir que ninguém esbarraria no tripé e, claro, que a câmera não seria roubada.

Como a intenção era mostrar a Agamenon de diversos pontos, do amanhecer ao anoitecer, no primeiro dia eu gravei das 10h30 às 22h30, descontando aí, claro, os períodos de recarga de bateria. As últimas imagens da noite foram captadas da cobertura de um edifício empresarial situado em uma das extremidades da avenida.

No dia seguinte, mais gravações. Desta vez, antes do sol raiar. Às 4h15, eu estava na cobertura do Hospital da Restauração. Meu maior medo, naquele momento, era posicionar a câmera de forma errada e o sol não nascer “enquadrado”. Mas deu tudo certo. Foram 180 minutos de gravação. Uma hora e meia alerta ao posicionamento do sol, ao vento e à possibilidade de pombos derrubarem a câmera. A captação seguiu até por volta das 18h30. Nos dois dias seguintes, apenas gravações complementares – cerca de duas horas, em cada um dos dias.

Depois, mais trabalho: escolha da trilha sonora, apuração das informações para inserir no vídeo, edição… Mas não paramos por aí. As imagens mostram a Agamenon hoje. Mas e o amanhã? E todas as mudanças que estão por vir? Foi aí que tivemos a ideia de fazer um vídeo interativo. Assim que a videorreportagem termina, você pode escolher o que quer ver. Opte pelos viadutos e saiba detalhes dos quatro elevados que mudarão a paisagem daquela área da cidade. Ou clique na outra aba para ver o que mudará com a implantação do Corredor Norte/Sul. Aqui, você escolhe como quer navegar.

Veja o material completo no hotsite do Diario de Pernambuco sobre o corredor Norte/Sul e o viaduto Agamenon Magalhães, com textos da repórter de Vida Urbana e blogueira de mobilidade Tânia Passos. Para chegar lá, clique aqui.

* Repórter de Vida Urbana