Nas últimas quatro semanas, o Diario de Pernambuco publicou uma série de quatro páginas duplas no caderno de Vida Urbana mostrando a mudança urbanística que vai ocorrer no Recife com a consolidação dos corredores viários projetados para serem concluídos antes da Copa de 2014. O foco maior foi no corredor Norte/Sul e, dentro deste, a Avenida Agamenon Magalhães, que ganhará quatro viadutos estaiados.

Todos os aspectos da futura obra na Agamenon Magalhães destrinchados nas páginas do jornal ganharam também uma versão na internet, através de um hotsite aberto à opinião dos leitores. O webdesigner João Bosco criou um espaço interativo para abrigar fotos antigas da avenida, as projeções dos viadutos e os textos da repórter Tânia Passos, que também assina um blog sobre mobilidade urbana. O resultado ficou muito bom e pode ser conferido clicando aqui. A repórter Juliana Colares deu a sua contribuição em formato de vídeo, usando o recurso do time-lapse (quer saber mais sobre isso? Clique aqui).

Neste domingo, Tânia Passos e Juliana Colares voltam a trabalhar juntas em outro grande projeto do Diario de Pernambuco sobre mobilidade, problema que foi apontado em recente pesquisa da Proteste como a maior reclamação dos recifenses. No jornal, mais duas páginas de Tânia, desta vez descrevendo a aposta de Belo Horizonte para reduzir os engarrafamentos e convencer os mineiros a usar mais o transporte público. Comparando com o Recife, ela mostra que estamos mais avançados no quesito integração ônibus-metrô.

Enquanto Tânia Passos passou a semana em BH, Juliana Colares produziu no Recife um minidocumentário com imagens e entrevistas de especialistas da capital mineira, em material finalizado conjuntamente com a editora de vídeo Roberta Cardoso. O story board acima, cedido por Colares, mostra como surgiu a ideia de apresentar a evolução da frota de veículos em Belo Horizonte. Do papel ao vídeo, foram horas e horas de trabalho até o resultado final.

Todo este material está abrigado em um novo hotsite criado por João Bosco. E vai ser assim nas próximas semanas, com mais material exclusivo sobre como as cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014 estão tentando evitar o colapso urbano. Quer ver o resultado da primeira semana? Então clique aqui.

P. S. As repórteres Tânia Passos e Juliana Colares e a editora de vídeo Roberta Cardoso podem ser vistas trabalhando juntas na última sexta-feira em foto postada neste humilde blog por Sérgio Miguel. Quer ver? Clique aqui.