Por Ricardo Fernandes*

Minha carreira de repórter fotográfico especializado em esportes começou há pouco mais de 12 anos atrás, mais precisamente no dia 28/02/2000, nos tempos em que eu ainda estagiava no Diario de Pernambuco. Portando uma câmera analógica Pentax K-1000, com uma lente 80-200 mm, acompanhei os fotógrafos Heitor Cunha (subeditor naquela época) e Alexandre Gondim, em minha primeira experiência na fotografia esportiva, num clássico entre Santa Cruz X Náutico, no estádio do Arruda, pelo Campeonato Pernambucano daquele ano.

28/02/2000 –  Lance do jogo Santa Cruz 1 x 1 Náutico válido pelo Campeonato Pernambucano de 2000

Registrei todo o primeiro tempo do jogo, discretamente, no interior de um túnel inflável, que servia para proteger o acesso dos jogadores ao campo de jogo, pois eu ainda não possuía registro na Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos) e, portanto, não estava autorizado a permanecer em campo, ao lado dos meus colegas de profissão. No intervalo, o delegado da partida me “convidou” a retirar-se dali imediatamente! Valeu a experiência. Eu já estava satisfeito, embora consciente de que tinha muito a melhorar para conseguir meu espaço. Esta foi apenas a primeira de uma série de coberturas futebolísticas que estavam por vir…

29/03/2001 –  Lance do jogo Náutico 5 x 0 Centro Limoeirense válido pelo Campeonato Pernambucano

De lá pra cá, já contabilizo 531 coberturas de jogos de futebol em minha carreira, sendo 78 como estagiário. Tenho tudo registrado em uma caderneta de anotações e em meu computador pessoal. Fui testemunha de jogos importantes, principalmente dos três grandes clubes da Capital pernambucana, decisões de campeonato, momentos de euforia, vibração, decepção e dor…

24/05/2001 –  Lance do jogo Sport 3 x 1 Santa Cruz válido pelo Campeonato Pernambucano

Dentre todas as coberturas de minha carreira, algumas têm destaque especial em minha memória, como jogos do Íbis no interior do estado, decisões de Campeonato Pernambucano, jogos que garantiram o acesso ou a eliminação de times pernambucanos em campeonatos nacionais, além de um jogo da Seleção Brasileira, no estádio do Arruda, em 2009, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, contra a Seleção do Paraguai.

10/06/2009 –  Lance do jogo Brasil 2 x 1 Paraguai válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo

Espero poder documentar muitos mais, com cada vez mais motivação, como se o próximo jogo fosse o primeiro. Neste período, foi interessante e enriquecedora a experiência de acompanhar a evolução tecnológica dentro do jornal, que foi substituindo gradativamente câmeras analógicas por equipamentos digitais cada vez mais sofisticados, acompanhando tendência irreversível do mercado. Posso dizer que o advento das tecnologias digitais agilizou e simplificou bastante a vida do fotógrafo, garantindo um trabalho de maior qualidade, que chega às páginas do jornal com muito mais rapidez.

Se um dia sonhei em ser um jogador de futebol, hoje me sinto realizado em poder participar dos jogos de uma forma diferente dos meus sonhos de infância, registrando imagens que podem ser vistas por milhares de pessoas e que ajudam a contar um pouco da nossa história.

* Repórter fotográfico do Diario de Pernambuco