a semana 1969

Reduzir os acontecimento de uma semana inteira em uma página é um recurso usado pelos jornais para refrescar a memória recente dos leitores. É um processo de edição onde os acontecimentos de sete dias ganham um novo peso.

Vale lembrar que Diario de Pernambuco incorporou este recurso na edição de 9 de setembro de 1851, com o título de “Retrospecto Semanal”. A introdução explicava a intenção do jornal: “Algumas gazetas dos paízes mais adiantados costumam publicar ao domingo um numero em que se lê resumidamente os factos mais notaveis ocorridos durante a semana anterior. Infelizmente a deficiencia de novidades em nossa terra ainda não nos permite imittar essa herança civilizadora; mas com tudo, sob a rubrica Restrospecto Semanal temos resolvido dar todas as segundas-feiras um rapido bosquejo não só das ocorrências já publicadas como também daquillo que houver escapado. Seremos escrupulosos na exposição dos factos e procuraremos ser justos na critica que lhes fizermos. Entretanto se uma ou outra ocorrencia for inexactamente referida, não teremos duvida em rectifica-la na segunda-feira immediata”.

No primeiro retrospecto, os destaques foram notícias de jornais da Europa e as consequências de um desmoronamento de uma casa de dois andares entre as ruas Nova e Camboa do Carmo. Com a modernização do seu parque gráfico e a contratação de mais agências de notícias, a retrospectiva passou a ser publicada aos domingos.

No dia 13 de julho de 1969, a página era praticamente tomada por fotografias. Foi uma semana e tanto. Enquanto os astronautas treinavam para se aventurar na Lua, o Recife sediava o primeiro Festival Nordestino de Música Popular, a Seleção brasileira ainda com os “feras de Saldanha” visitava a Ilha do Retiro para o jogo contra o escrete pernambucano e um acusado do assassinato do padre Henrique aparecia para prestar depoimento. No plano internacional, as famílias norte-americanas recebiam de volta os primeiros batalhões de soldados depois que o presidente do Vietnã, Van Thien, anunciou um novo plano de paz.

Quarenta e cinco anos depois, a retrospectiva semanal voltou a figurar no Diario com nova roupagem após a reforma gráfica que estreou em maio. Ficou do jeito que saiu neste último domingo.

a semana 2014