especial 1

A TV transmitiu ao vivo o dia inteiro. As redes sociais compartilharam fotos, vídeos e notícias em tempo real. O que sobrou para o jornal de um evento com a dimensão do velório e sepultamento do ex-governador e presidenciável Eduardo Campos, onde 160 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, compareceram entre o Palácio do Campo das Princesas e o cemitério de Santo Amaro? Justamente documentar para a história o fato e os personagens. O que não é fácil. Porque representa escolhas. Mobilizar uma equipe numerosa para cair em campo, pensar no formato e, principalmente, no conceito de dar a notícia.

Para uma cobertura desta dimensão, onde não faltaram voluntários – e não apenas da editoria de Política – a ideia foi publicar um caderno especial onde a cronologia seria invertida, com o enterro, o último fato do dia, vindo primeiro. Cada página teria o registro do episódio mais importante de cada parte do cerimonial que se estendeu por mais de 19 horas. O leitor faria o percurso inverso do que ocorreu no dia anterior, conduzido pelo olhar dos repórteres e repórteres fotográficos.

Base Aérea, Palácio e cemitério foram ocupados pelas equipes, que tinham a missão de ir além do que já havia sido registrado por outros meios. No final do caderno, o futuro através de duas personagens emblemáticas: Renata Campos e Marina Silva. Por ordem de página, os textos foram escritos por Aline Moura, Rosália Rangel, Jailson da Paz, Ana Luiza Machado, Silvia Bessa, Ed Wanderley, Juliana Colares, Larissa Rodrigues e Júlia Schiaffarino. A análise ficou a cargo da colunista Marisa Gibson e do repórter especial Vandeck Santiago.

A foto da capa do caderno especial foi de Ricardo Fernandes, depois do sepultamento. Julio Jacobina, Nando Chiapetta, Blenda Souto Maior, Rapha Oliveira e Roberto Ramos também fizeram belos registros, todos devidamente aproveitados. Até o editor de fotografia, Heitor Cunha, encontrou tempo para ir à rua e trazer material. A edição ficou por conta de Glauce Gouveia,  Kauê Diniz e Taciana Góes.  Na diagramação, Jaíne Cintra, Kaio Leon, Erandi Moreira, Antônio Carlos e Moacyr Campelo. A todos eles, parabéns como o do site MídiaMundo, que destaca os bons exemplos da mídia impressa e elogiou a capa do Diario, sem manchete, com uma única foto (a da família Campos) e a logomarca em preto e branco. Ficou curioso? Clique aqui.

especial 2especial 3especial 4especial 5especial 6especial 7especial 8especial 9especial 10