Verão 1974x

A cada setembro, os jornalistas do Diario sabiam que não escapariam de uma pauta que garantia fotos para a capa e era um desafio para a objetividade: a tal da abertura do verão, apesar de oficialmente a estação entrar em vigor somente no dia 21 de dezembro. Era só chegar perto do dia 7 de setembro que os repórteres da editoria responsável pelo cotidiano do Recife se dividiam entre duas possibilidades no feriado: o asfalto dos desfiles militares e a areia de quem encarava o dia livre entre o mar e guarda-sol. Em 1974, no dia 9 de setembro, uma segunda-feira, o jornal trazia o relato do domingo na praia, onde o repórter – que não assinou o texto – relatava que as recifenses continuavam ostentando tangas e minibiquínis, não aderindo à nova moda, que era o maiô inteiro. Em Boa Viagem, um tarado havia sido preso ao tentar arrancar as duas peças de um “brotinho”. Para ilustrar, nove fotos com beldades em várias poses.

Verão 1989vale

Em 1989, o Brasil estava perto de eleger seu primeiro presidente de forma direta após a queda da ditadura, e a edição do Diario do dia 8 de setembro mostrava que uma pauta de abertura do verão poderia ser transformada em um manifesto político. O repórter que não assinou o texto ressaltou que “em meio a bumbuns empinados, corpos molhados e bronzeados e tudo que chama a atenção na praia, há também que possua visões mais críticas da realidade brasileira”. Entre depoimentos de frequentadores, números de inflação e analfabetismo. O valor gasto para se montar um palanque onde se julgaria um campeonato de surfe – ainda não havia os tubarões – daria para manter uma família de cinco pessoas por um ano. Para compor a página, closes de um biquíni asa-delta e até uma demonstração de aeróbica em Olinda, a partir de um ângulo estratégico.

Verão 1994x

Em 1994, já com o jornal totalmente colorido, a estratégia de mostrar mulheres bonitas na praia ganhou a forma de um concurso. No dia 8 de setembro, o Diario estampava na capa do caderno de Vida Urbana o resultado do concurso Garota Verão. Uma estudante de contabilidade de 17 anos foi a vencedora, desfilando para uma multidão. Ao longo das décadas seguintes, a pauta de “abertura do verão” foi perdendo espaço no jornal. Quem viveu, viu. Quem não, verão.