Em Foco 2111

Prédios históricos do Centro do Recife vão ser reocupados para novas atividades econômicas neste século 21. A sede do Diario de Pernambuco por mais de cem anos, no bairro de Santo Antônio, poderá se tornar a nova base do Porto Digital. Outras cidades do mundo conseguiram dar um novo uso aos pontos responsáveis pelos seus surgimentos. Tema do Em Foco do Diario desta sexta-feira, por Paulo Goethe

Ao infinito e além

Antiga sede do Diario de Pernambuco pode abrigar a sede do Porto Digital. História e modernidade se unindo para mudar o Centro do Recife

Paulo Goethe

O palacete erguido na Praça da Independência foi palco de muitas histórias, externas e internas. De 1901 a 2004, quando o Diario de Pernambuco mudou-se para sua sede definitiva, no bairro de Santo Amaro, o prédio no bairro de Santo Antônio sempre foi o porto seguro para quem tinha pressa em saber das notícias antes mesmo até de saírem frescas das rotativas. Foi lá que jornalistas e leitores comemoraram o fim de duas guerras mundiais, a chegada do Zeppelin, a conquista de cinco Copas do Mundo, a chegada do homem à Lua. Também choraram o suicídio de Getulio Vargas, a morte de Demócrito de Sousa Filho na sacada, as enchentes e tragédias pessoais e coletivas que marcam uma sociedade. Nestes últimos dez anos, o palacete, adquirido pelo governo do estado na gestão Jarbas Vasconcelos estava fechado. A possibilidade de abrigar o Arquivo Público não saiu do papel. Agora o carrilhão pode voltar a tocar.
O governador João Lyra Neto enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei autorizando a cessão, por parte do governo do estado, da antiga sede do Diario para o Núcleo de Gestão do Porto Digital. O mesmo encaminhamento foi dado ao prédio  que abrigou o antigo Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas), na Rua Marquês do Recife, número 32. Juntos, os dois imóveis possuem potencial construtivo de 10 mil metros quadrados.
Até serem novamente ocupados, os prédios terão que passar por reformas que durarão até dois anos. Depois, as empresas de tecnologia da informação e comunicação poderão utilizar os locais por um período de dez anos, de acordo com a proposta enviada pelo governador.
O diretor presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, já sinalizou a possibilidade de que o imóvel onde esteve sediado o Diario de Pernambuco, pelo espaço físico e também por todo o valor simbólico do imóvel, pode abrigar no futuro o núcleo central do empreendimento, atualmente operando no Bairro do Recife, no prédio onde funcionava o  Bandepe. “Será uma decisão a ser tomada pelo conselho, obviamente, no momento adequado. Mas a área locável desses dois imóveis é similar à área que temos hoje”, ressaltou.
A utilização de grandes imóveis no centro histórico do Recife para uso empresarial resolve a necessidade de expansão do Porto Digital – atualmente, são 250 empresas e 7,1 mil empregos diretos –  e ainda aponta para a requalificação de toda uma área injustamente abandonada. A carência de vagas de garagem não significa tanto problema para uma geração que busca outras alternativas de mobilidade. Depois das empresas vêm as residências e, na cola delas, restaurantes e  demais serviços. Repovoar o Centro do Recife não é uma tarefa fácil, mas possível. Outras cidades do mundo conseguiram dar um novo uso aos pontos responsáveis pelos seus surgimentos.
Depois de tanto tempo abrigando quem vivia de informação, a antiga sede do Diario volta a figurar não apenas nas páginas deste jornal de 189 anos, mas também na sua versão digital. Porque notícia boa não envelhece.

Antiga sede do Diario de Pernambuco pode abrigar a sede do Porto Digital. História e modernidade se unindo para mudar o Centro do Recife