Apagao redacao

Trabalho em jornal é sempre atípico. A rotina não existe, as pautas podem sempre mudar e o que estava planejado cai até quando tudo já foi liberado para o parque gráfico. Foi o que aconteceu na noite desta quarta-feira. Jornal praticamente fechado e, de repente… Tudo escuro. O gerador sempre dá a falsa impressão que nada aconteceu, mas as redes sociais, na velocidade da luz, revelam a verdadeira história. Era mais um apagão, não aquele que em outubro de 2012 afetou todo o Nordeste (lembre dele aqui), que atingiu 500 mil pessoas em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife.
Às 23h, o corre-corre que seria normal doze horas antes recomeçou na redação com uma equipe bastante reduzida. Era preciso saber os bairros que estavam sem energia, descobrir as causas do blackout, quem iria resolver o problema, e, é claro, refazer a capa e pelo menos uma página interna. Nas redes sociais, os estagiários Marcela Cintra, Felipe Cabral e Robson Gomes não tiravam os olhos do Facebook, Twitter e WhatsApp. Os repórteres de Local Adaíra Sene e Osnaldo Moraes montavam o quebra-cabeça com as informações passadas via internet e pelos órgãos oficiais. As imagens foram do repórter fotográfico Nando Chiappetta. A editora-executiva Paula Losada e a diagramadora Zianne Torres refaziam a capa e a página B8 de Economia, que você pode conferir o “depois” e o “antes” abaixo.

capa colagem

economia colagem
Somente por volta das 2h desta quinta-feira é que a missão de informar foi finalmente cumprida. Os leitores receberam o jornal atualizado em suas casas depois de terem acompanhado na internet a notícia em primeira mão. Que não aconteça mais um apagão. Mas, caso aconteça… Quem estiver na redação estará sempre ligado.