Viver Documentário

Categoria do Oscar que mais se aproxima do jornalismo, a de melhor documentário em longa-metragem deste ano apresenta uma safra excepcional. O caderno Viver deste sábado traz uma página inteira apresentando os cinco concorrentes, em texto assinado por Julio Cavani, ele mesmo já premiado pelos seus primeiros curtas. O sociólogo Bernardo Jurema, pesquisador da Universidade Livre de Berlim, é o convidado especial, dando sua opinião sobre Citizenfour, sobre o ex-agente da Agência Nacional de Segurança Norte-americana (NSA) Edward Snowden, dirigido por Laura Poitras e que já recebeu 38 prêmios e foi nomeado a outros 19.

Quem poderá batê-lo tem uma participação brasileira: Sal da Terra, do cineasta alemão Win Wenders e do documentarista brasileiro Juliano Ribeiro Salgado, apresenta o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado. A fotografia oculta de Viviane Maier (dirigido por Charlie Siskel e John Maloof) reconta a vida da babá de Chicago que era uma grande artista só descoberta após a suam morte. Sua história já foi contada aqui no blog. Quer saber? Leia aqui.

Virunga (de Orlando von Einseidel) e Vietnã: Batendo em retirada (de Rory Kennedy) completam a lista dos indicados. O primeiro, sobre a preservação dos gorilas na República Democrática do Congo, está disponível no Netflix. Já o último recupera os últimos dias do exército norte-americano na guerra perdida na Ásia. Boa leitura para a véspera da premiação e excelente subsídio para participar do bolão que o Diario promove. Quer concorrer também? Clique aqui.