m_CRI_210268

Self Portrait in Police Van, 1940

Nascido na Ucrânia em 12 de junho de 1899, Usher Fellig foi para Nova York quando tinha dez anos de idade. O escritório de emigração mudou seu nome de Usher para Arthur. Judeu, passou por vários empregos até se tornar fotógrafo. Adotou o pseudônimo de Weegee, The Famous e passou a vender fotos para os jornais. Seu trabalho era chegar antes da polícia para flagrar os assassinatos, as brigas de rua, os incêndios. Enquanto ganhava o pão desta forma, Weegee também retratava o circo da vida. Garotos tomando banho de hidrante na rua, pessoas se beijando no cinema, celebrações de virada de ano. Ele sabia que era arte, mas os editores achavam que seu trabalho era mesmo de retratar o submundo.

Quando Weegee morreu, deixou como legado cerca de cinco mil negativos. Em 1945, conseguiu publicar o primeiro dos cinco livros com suas fotos. Entre 1948 e 1952 morou em Hollywood, onde chegou a trabalhar como ator e consultor técnico em alguns filmes. Em 1958, Peter Sellers teria confidenciado que seu papel em Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick, foi resultado da observação do gestual de Weegee. Em 1959, recebeu um convite para ensinar fotografia na União Soviética. Morreu nove anos depois, vítima de tumor cerebral. Suas fotografias, que eram vendidas a US$ 5 para os editores de jornal, passaram a ser mais valorizadas.

Existe um filme estrelado por Joe Pesci que é baseado na vida de Weegee. Chama-se “Testemunha Ocular” (The Public Eye), de 1992. Altamente recomendado como diversão. Confira o trailer abaixo, sem legendas.