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O Recife não é Mônaco, mas a exemplo do principado europeu já chegou a ter corridas de rua. No dia 9 de junho de 1935, o Diario de Pernambuco anunciou que a capital iria assistir, naquele domingo, a uma competição automobilística com três tipos de carros: de 4, 6 e 8 cilindros. O circuito de até dez quilômetros seria da orla de Piedade (em Jaboatão) até Boa Viagem. Dez concorrentes se inscreveram. Olegário Mota, um dos promotores – e também um dos pilotos – do evento estava entusiasmado. “De 12 anos para cá é a primeira corrida que se realiza. A ideia foi bem recebida não só pelos sportmen, como pelo comércio de automóveis e acessórios”, disse ao jornal. No grid estariam Fords, Hudsons, Oldsmobile, Autopianos e Pontiacs, com velocidade máxima de 150 quilômetros por hora.

Todos os carros participantes partiriam da Praça da Independência, em frente à antiga sede do Diario de Pernambuco, em Santo Amaro, em caravana para Boa Viagem. As provas começariam uma hora depois. Por causa da estreiteza da pista, cada carro correria sozinho, verificando-se a vitória por tempo. A diferença de saídas seria de cinco minutos. Para evitar acidentes, a Inspetoria de Veículos não iria permitir a presença de público na beira-mar.

O trajeto seria: praias de Candeias, Focinho de Boi, Forte, Venda Grande, Piedade e Boa Viagem. Os concorrentes teriam que passar por entre estacas com bandeiras vermelhas.

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No dia 11 de junho, uma terça-feira, o Diario destacou o resultado da corrida. Por contas da chuvas, o evento foi realizado na segunda-feira. Mesmo sendo um dia útil, o jornal informou que um grande público acompanhou as provas. O vencedor do grupo de 4 cilindros concluiu o percurso em 2 minutos e 21 segundos. O de 6 cilindros reduziu o tempo para dois minutos. Na prova de 8 cilindros, o circuito foi ampliado para dez quilômetros e o campeão chegou em três minutos e quatro segundos.

Mas nem tudo acabou em festa. Inconformado com o segundo lugar na prova de seis cilindros, o dono de um Oldsmobile disse que entraria na justiça se não fosse realizada uma nova prova para corrigir um erro na marcação dos tempos.