Crédito: Marcelo Soares/Esp DP/D. A Press

O ilustrador e infografista Laerte Silvino, integrante da editoria de arte do Diario de Pernambuco, terá sua obra impressa no Catálogo Iberoamericano de Ilustração de publicações infantis e juvenis, patrocinado pela SM, pela Feira Internacional de Livros de Guadalajara e pela El Ilustradero. Ele e mais dois brasileitros – Jana Glatt Rozenbaum e Luciano Tasso – integram uma lista de 27 profissionais também da Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México e Portugal que foram ganhadores do prêmio Iberoamérica Ilustra. A publicação será lançada durante o evento da cidade mexicana, que acontece entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro. A capa será da espanhola Miren Asiain, que receberá também um prêmio de R$ 5 mil. Outros cinco ilustradores receberam menção honrosa.

Silvino 1

Formado em geografia, Laerte Silvino trocou as viagens por regiões do país pela ilustração e os quadrinhos, artes que passou a se dedicar profissionalmente aos 17 anos. Além de trabalhar no Diario desde 2011, já fez imagens para outros jornais e revistas. Também se dedica ao universo dos livros infantis, juvenis e didáticos. Pela editora Peirópolis, ele trabalhou em duas adaptações de clássicos da literatura para os quadrinhos, I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias, e Conto de escola, de Machado de Assis, publicado no livro Várias histórias (1896). Também ilustrou A princesa e a ervilha em cordel (editora Prumo), A Conquista da vida (editora Saraiva) e A Valente Princesa Valéria (editora Cepe).

As imagens de Silvino escolhidas para o catálogo são do livro A Lenda do Cobra Norato (editora Panda Books). No site dele http://laertesilvino.blogspot.com.br/ tem mais imagens e reproduções das capas de todas as obras que criou/participou.

Silvino 2