Para o papa Gregório Magno (590-604), a alma humana era assediada por um exército de vícios. Lideradas pela soberba, trabalhavam para afastar o homem de Deus a vaidade, a inveja, a ira, a avareza, a preguiça, a luxúria e a gula. Para os repórteres do Diario de Pernambuco André Clemente, Rochelli Dantas e Thatiana Pimentel, estes sete pecados capitais ganham uma versão mais econômica no século 21. Agora, eles afastam o contribuinte… do seu bolso.

Depois da página dupla de domingo no jornal e veiculação no programa PE no Ar, na TV Clube/Record, já está no ar, no diariodepernambuco.com.br, o hotsite Pecados fiscais, que visa mostrar o peso dos tributos nos produtos e serviços consumidos no Brasil. A ideia de fazer uma adaptação dos pecados “capitais” para “fiscais” surgiu depois da constatação de que 45% da arrecadação tributária no país está no consumo, quando nos países desenvolvidos este índice está na casa dos 25%.

pecados fiscais detalhe

O conteúdo online traz, ainda, um teste interativo, no qual o leitor pode “descobrir”, com base no que consome, qual o seu maior pecado. O resultado, inclusive, pode ser compartilhado nas redes sociais. Também será possível ouvir um podcast (programa de rádio digital) com a participação do contador e professor tributário Fábio Firmino.

REPORTAGEM
André Clemente, Rochelli Dantas e Thatiana Pimentel

FOTOGRAFIA
Nando Chiappetta, Guilherme Veríssimo, Rafael Martins, Brenda Alcântara, João Velozo e Rodrigo Silva

VÍDEO
imagens: Brenda Alcântara, Guilherme Veríssimo e Rodrigo Silva
edição de imagens: Roberta Cardoso

ARTE
ilustração: Samuca
web/front-end: Keziah Santos