Redação-Diario-1910-0011

Nestes seus quase 190 anos de história (o aniversário será no dia 7 de novembro), muitos jornalistas já passaram pelo Diario de Pernambuco. Gerações e gerações. Responsáveis por milhões de palavras escritas inicialmente em bico de pena, depois batucadas em máquinas de escrever e agora digitadas em teclados de computador. Estamos migrando aos poucos para uma nova fase, onde a tela responde ao toque. Não estamos mais tão bem vestidos e hoje somos mais numerosos, mas nossos colegas do passado tinham um lugar para também chamar de redação.

Depois de funcionar em alguns sobrados no Centro do Recife desde a sua fundação, em novembro de 1825, o Diario se instalou, em abril de 1901, em um palacete erguido na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio. Foi o endereço mais duradouro do Diario, só acontecendo a transferência definitiva para o prédio dos Associados, em Santo Amaro, em junho de 2004. E foi lá que vem o primeiro registro fotográfico de uma redação do jornal. Na imagem acima, de 1910, o registro dos profissionais na primeira década do século passado, cada um com seu móvel pessoal para melhor redigir as notícias. No gabinete de reportagem, Rosa e Silva Júnior, Artur de Albuquerque, Ulisses Costa e João Demétrio.

Redação-Diario-1930-0011

Saltamos para o início da década de 1930. O gabinete de reportagem consistia em uma grande mesa. Em torno dela estão o coronel Melo Dutra (auxiliar da gerência), João Domingues, Assis Chateaubriand, Alberto de Oliveira e Alexandre Mota (repórteres), Benedito Costa e Luís Ribeiro (revisores). Em junho de 1931, o Diario torna-se integrante do grupo Diários Associados, capitaneado por um ex-repórter de sua redação, o paraibano Chatô.

Redacao-Diario-1975-0012

Por ocasião dos festejos dos 150 anos do jornal, um flagrante da redação do Diario em 1975. Em um ambiente mais espaçoso, muitas máquinas de escrever e poucos telefones. Ao centro, os repórteres e providenciais cestos de lixo para as laudas desperdiçadas em busca do lead perfeito. À esquerda, os diagramadores em suas bancadas à espera do desafio de juntar texto e fotos em cada página. As mulheres já fazem parte do ambiente. Em breve se tornariam maioria.

WP_20150903_16_19_30_Pro
Redação do Diario nesta quinta-feira, 16h30, no bairro de Santo Amaro. Algumas editorias já encerraram expediente, repórteres estão regressando das ruas para escrever as matérias que vão figurar no site ou exclusivamente no jornal do dia seguinte. Nem posso escrever muita coisa mais porque estou no trabalho. Em plena redação.