Se você ainda não é assinante do Diario de Pernambuco, converse com o dono da banca mais próxima ou com o gazeteiro da esquina, porque a edição do jornal desta quarta-feira, dia 18 de novembro, será histórica. Para marcar os 190 anos de fundação do jornal, uma revista de 104 páginas, totalmente colorida e em papel couchê, virá encartada em cada exemplar sem nenhum custo adicional. É material para colecionador e também fonte de pesquisa escolar. Em forma de almanaque, mas sem perder a profundidade histórica, a publicação traça um paralelo entre a evolução gráfica e jornalística do Diario e os principais fatos registrados ao longo dos séculos 19, 20 e 21.
Das revoltas que sacudiram o estado até a década de 1850 à modernização do Recife com seus teatros e largas avenidas; da Guerra do Paraguai até a campanha pela libertação dos escravos; do massacre de Canudos ao impacto das duas guerras mundiais do século 20; do fim do império a uma república que oscilou entre liberdades e ditaduras; das copas do mundo à chegada do homem à Lua, além do terrorismo global, tudo está devidamente registrado com imagens de época, do arquivo do Diario ou gentilmente cedidas pelo Museu da Cidade do Recife e pelo Instituto Ricardo Brennand.
A revista também revela os bastidores da produção da notícia, as melhores imagens escolhidas pelos nossos fotógrafos e uma relação de 190 capas históricas, pela relevância da notícia e também pelo impacto gráfico. Resultado de um trabalho de semanas que envolveu muita pesquisa. Esta postagem serve ainda como agradecimento à equipe envolvida, com os nomes que constam no expediente do papel e também às pessoas que se dedicaram à produção do hotsite que ressalta a importância histórica do jornal que é o mais antigo em circulação na América Latina.
Basta clicar neste endereço http://blogs.diariodepernambuco.com.br/diario190anos/ para ter acesso aos depoimentos em vídeo de profissionais que estão ou já passaram pelo Diario, como João Alberto, Raimundo Carrero e Geneton Moraes Neto. Um quiz com dez perguntas sobre o jornal também está disponível. Você quer conhecer quem faz parte da redação? Então confira o ensaio fotográfico apresentando cada editoria. Tudo em um clique.
Na revista, os textos e edição foram de Paulo Goethe; o projeto gráfico de Jaíne Cintra; a coordenação de design de Zianne Torres; a liberação de arquivo de Erandi Moreira; as ilustrações de Greg, Silvino e Samuca; a edição de fotografia de Teresa Maia e Annaclarice Almeida; a foto da capa de Rafael Martins; o tratamento de imagem de Ralfe Teotônio; o apoio no Cedoc de Fernando Correia e Azenate Gonçalves. Completam o time a gerente comercial Jézua Ferreira e a gerente de projetos especiais Érica Santos.
O editor de CuriosaMente, Ed Wanderley, colaborou com o infográfico produzido sobre os bastidores da produção do jornal. O material ficou tão legal que acabou incorporado à revista, devidamente creditado. Agradecimentos também a redatora de primeira página e editora assistente de Mídias Sociais, Érica de Paula, pelo levantamento preliminar das capas e pela produção do ensaio fotográfico com as editorias da redação, com as imagens de Paulo Paiva. Material que foi para o hotsite e também para a revista. Sem este esforço coletivo nenhum projeto ganha vida. Um feliz 190 anos para todos nós.