NIGHT-WILL-FALL-POSTER-2

Primeiro chegaram os cinegrafistas e repórteres soviéticos, depois foi a vez dos colegas de profissão e de armas dos exércitos aliados. Acostumados a registrar as cenas sangrentas da Segunda Guerra Mundial, não estavam preparados para o que testemunhariam em primeira mão nos campos de concentração. As imagens e os relatos ficaram guardados em nome da reconstrução da Alemanha.

Setenta anos depois, o material foi resgatado pelo cineasta e antropologista Andre Singer, que em 2014 lançou o documentário “Night will fall”. São imagens fortes e depoimentos emocionantes de 11 campos de concentração – incluindo Auschwitz, Buchenwald, Dachau e Bergen-Belsen – costurados pela narração da atriz britânica Helena Bonham Carter.

O filme traz uma curiosidade histórica: incorporou 12 minutos de imagens usadas em um documentário montado pelo já famoso cineasta Alfred Hitchcock – convidado pelo então ministro britânico da informação, Sidney Bernstein – que recebeu o título de “German concentration camps factual survey”.

O título do filme é derivado do texto do roteirista Richard Crossman para a produção de 1945. “A não ser que o mundo aprenda a lição que essas imagens ensinam, a noite irá cair. Mas ela graça de Deus, nós que vivemos aprenderemos”.

Depois de pronto, “Night will fall” só foi exibido em festivais. Neste 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o blog recomenda ver o documentário na íntegra, em versão disponível no YouTube com legendas portuguesas. Apesar do horror, é obrigatório para entender do que somos capazes de fazer em nome das ideologias.