Redes Sociais

Tudo começou na madrugada de 26 de outubro de 2012. A redação do Diario de Pernambuco já começava a se esvaziar com mais uma edição pronta para ser impressa quando veio o apagão. Foi preciso montar uma operação de guerra para produzir uma nova capa e atualizar a página de Últimas Notícias com o caos que se viu (na verdade, estava tudo às escuras) no Recife e no Nordeste.

Na divisão de tarefas, além de trabalhar para o papel, foi preciso interagir com os internautas que se mantinham conectados à base de geradores ou fora da zona do curto-circuito. Graças à conversa com estes leitores antenados, o Diario saiu às ruas totalmente atualizado. E o mais importante: naquela redação com poucos combatentes se teve a verdadeira noção do poder da internet.  Quer ler mais sobre os bastidores da cobertura do apagão? Leia aqui.

Cinco meses depois, o jornal criaria sua equipe de redes sociais. Em março de 2013, o Diario de Pernambuco tinha 40 mil seguidores na sua página no Facebook. Quase três anos depois, o primeiro dia de fevereiro de 2016 se torna histórico. O jornal é o primeiro do Nordeste a atingir a marca de um milhão de likes em sua fanpage. Agora faz parte de um clube formado por apenas outros quatros periódicos brasileiros (Folha de S. Paulo, O GloboO Estado de S. Paulo e Zero Hora). Tudo resultado de um trabalho de uma equipe jovem que sabe qual é o conteúdo mais consumido nas redes sociais.

A lógica é a mesma do momento do apagão. O internauta faz parte da notícia e sua colaboração é indispensável. As postagens diárias sempre são alvos de comentários. Neste processo constante, o filtro vai surgindo naturalmente. Como a internet é um universo em expansão, o entretenimento (curiosidades, mundo animal, artistas e tecnologia) convive com informações de política, economia e saúde. Um diferencial no nosso Facebook é o compartilhamento do que é produzido para os leitores do jornal, como reportagens, editoriais e artigos.

A equipe de redes sociais também é responsável pelas informações compartilhadas no Twitter e Instagram. O primeiro, de mensagens curtas, tem 240 mil seguidores e o especializado em fotos e vídeos tem 210 mil.

Em novembro do ano passado, para marcar o aniversário de 190 anos do Diario de Pernambuco, as equipes do jornal foram registradas em um ensaio produzido pelo blog Diario na Redação. Com imagens de Paulo Paiva, o time de Redes Sociais se apresentou em suas próprias palavras. Como a comemoração é deles, vale uma visita para conhecê-los e dar os devidos parabéns. É só clicar aqui.