260416rr067

Agilidade, atenção aos detalhes e respeito às normas (neste caso, as gramaticais). Características associadas à mobilidade no trânsito que conferiram às repórteres da editoria de Local do Diario de Pernambuco, Alice de Souza e Anamaria Nascimento, a vitória na categoria impresso do 12º Prêmio Urbana de Jornalismo, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco em parceria com o Sindicato dos Jornalistas do estado. Elas ganharam em “Série de Reportagens” e “Matéria Especial”, além de terem a maior nota de todos os 41 trabalhos concorrentes, incluindo online, radiojornalismo, fotojornalismo e telejornalismo, faturando assim o Grande Prêmio.

Publicada no período entre 16 de agosto e 25 de setembro de 2015, “Sou do bem no trânsito” foi escrita pelas duas repórteres, dentro de uma campanha promovida pelo jornal para reduzir os índices de acidentes e melhorar as relações entre motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres. Além de ser considerada a melhor “Série de Reportagens”, conquistou o Grande Prêmio do Urbana PE 2016.

A visão de quem tem outras experiências de vida foi o tema da campanha. Aproveitando a a Semana Nacional de Trânsito, realizada em setembro, o Diario, na versão jornal e online, divulgou a série de reportagens sobre personagens que dão o bom exemplo quando saem de casa. São as pequenas ações – e uma cobrança por melhor infraestrutura – que podem mudar um quadro onde o Recife é um campeões de engarrafamentos no país e até no mundo.

As 13 reportagens podem ser conferidas na sequência em que foram publicadas. É um bom passeio pelo universo do trânsito que precisa (e pode) ser melhorada não apenas pelo poder público, mas por ações individuais.


Publicada em página dupla no dia 25 de outubro de 2015, a reportagem “A busca de um ideal de cidade para os ciclistas”, de Anamaria Nascimento, foi considerada a melhor reportagem impressa na categoria “Matéria
Especial”. Quatro pessoas de lugares diversos que se encontraram na tarde de uma sexta-feira para serem personagens da reportagem de domingo do Diario de Pernambuco, na abertura de uma campanha por mais civilidade no trânsito. O desafio era retratar, em uma única foto, todos os personagens do trânsito recifense.

Como pedestre, a paulista Daniela Venâncio considera as nossas ruas como um “inferno”. Já o alemão Timo Schewik somente agora é que está perdendo o medo de usar a bicicleta no dia a dia na capital pernambucana. Usuário de ônibus, o paraibano Vinícius Vianney sofre com o atraso dos coletivos, algo que não percebia em João Pessoa. O barulho das buzinas dos motoristas recifenses assustou a gaúcha Aline Peixoto. Todos eles tiveram suas histórias compartilhadas com os leitores e internautas do jornal. Agora podem ser conhecidas aqui também.