Escrever relatos de viagem é uma tradição de séculos, praticada por aventureiros e escritores. Hoje é uma atividade até corriqueira, levando em conta que a internet está repleta de registros de todos os lugares feitos por diletantes com uma câmera na mão e muitas ideias de onde será o jantar na cabeça.

Para os jornalistas, o desafio é maior. Uma estratégia é apostar em velhos formatos repaginados. Se o digital permite a exploração de mais imagens, por que não ressuscitar a “fotonovela”, com imagens e legendas? É desta forma que saiu o material produzido para o Diario de Pernambuco sobre Aruba, a pequena ilha do Caribe que, como o Recife, tem um passado holandês presente.

Em 53 páginas com 140 fotos, a revistinha serve como um guia ilustrado para apresentar ao leitor – e interessado em viagens – aspectos da ilha que perderiam os detalhes apenas no formato texto. O material sobre Aruba é, na verdade, o segundo de uma série. O primeiro foi feito sobre o Uruguai, que passou a ter voo direto Recife-Montevidéu pela Gol, sempre aos sábados. A “fotonovela” do nosso vizinho do Mercosul pode ser lida clicando aqui.