O resgate do cinema documental brasileiro ganhou um aliado nestes tempos de redes sociais. Imagens antigas, às vezes sem o acompanhamento de música ou falas, revestem-se de um novo significado para uma geração que se interessa pelo passado. É pegar carona na história sem precisar pagar a passagem. Por isso que o blog elogia o trabalho de páginas no Facebook como o Arquivo em Cartaz (que divulga o rico acervo do Arquivo Nacional e da Biblioteca Nacional) e da Fundação Joaquim Nabuco. A entidade pernambucana disponibilizou vídeo do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra) onde convida os internautas a fazer um passeio de bonde. Também embarcamos nesta viagem.

Na verdade, o vídeo de um minuto e quarenta segundos é um trecho do documentário “Veneza Pernambucana”, produzida pelos cineastas italianos Ugo Falangola e J. Cambiere. Os dois, em sociedade, abriram a companhia Pernambuco-Film em 1920. “Veneza Americana”, rodado em 1924, foi filmado com o objetivo de divulgar as realizações do governo Sérgio Loreto, responsável pela ligação viária e ferroviária entre Boa Viagem e o Centro do Recife.

No vídeo, as vias por onde os bondes passavam foram devidamente identificadas. O passeio começa no Recife Antigo e vai até o bairro da Várzea. A Pernambuco-Film também produziu outro documentário, Recife no Centenário do Equador e películas comerciais, como a inauguração da Vila Estância, em Areias, de propriedade do capitalista André de Melo.

Em 1925, a dupla vendeu suas instalações, situadas na Rua de São João, número 485, no bairro de São José, à Aurora-Filme. Em 22 de setembro de 1963, Jota Soares destacou a importância da dupla italiana em artigo publicado no Diario.

Outras postagens do blog sobre bondes:

Quando o Recife viajava de bonde

Quando a Zona Sul saiu dos trilhos

Quando Boa Viagem pegou o bonde

Na trilha dos trilhos urbanos