original_prez-1024

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Diario de Pernambuco foi vencedor em duas categorias do Prêmio Sinduscon de Jornalismo. A repórter de Economia Thatiana Pimentel foi a vencedora na categoria Impresso – isolada com a matéria “Há vagas”. Já a repórter de Local Anamaria Nascimento foi a grande premiada na categoria Online, com a publicação “A história por trás dos casarões da Rui Barbosa”. A entrega aconteceu na noite da última sexta-feira, em cerimômia de confraternização do Sindicato da indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon) com representantes do setor. A festa aconteceu no espaço Arcádia do Paço Alfândega.
A matéria “Há vagas” abordou setores que continuam em expansão dentro da indústria da construção civil, mesmo neste ano de retração econômica. Apesar de números expressivos de demissão no segmento, a oferta de trabalho ainda se mantém para profissionais especializados. Para a repórter Thatiana Pimentel, vencedora pelo segundo ano consecutivo nesta mesma categoria do prêmio, o reconhecimento é importante para o jornalismo. “Quando a gente faz uma matéria que dá trabalho, que a gente sua para conseguir personagens e para ter todos os dados e contar uma boa história e ela é reconhecida como uma boa matéria, um produto final interessante, é como uma luz no caminho. Você percebe que sempre haverá leitores para boas histórias e que o jornalismo está vivo”, afirma.
Para ela, o tema foi o fator surpresa do trabalho, pois a maioria das pautas em construção civil neste ano abordavam os problemas do setor, como demissões e desaquecimento das vendas do mercado imobiliário. No caso da matéria vencedora, o raciocínio foi o oposto. “Queria apontar soluções e tendências, fazendo uma análise além da retração”, completa a repórter. A matéria foi publicada na estreia da Superedição do fim de semana do Diario, no dia 27 de agosto.
Anamaria Nascimento contou “A história por trás dos casarões da Rui Barbosa” e levou o prêmio mais uma vez na categoria online. O conteúdo da reportagem mostrou os 14 sobreviventes do total de 81 casarões que existiram na Estrada do Manguinho, nome da avenida quando surgiu, no século 19. A avenida integra os bairros da Jaqueira e das Graças. Especialista ouvido pela reportagem afirma, por exemplo, que a via equivalia – em status e procura – à Avenida Boa Viagem de hoje, guardadas as devidas proporções, por ser endereço dos comerciantes mais ricos do Recife. A valorização veio na fuga dos centros e, por causa dos trens urbanos que passavam na Ponte D’Uchoa, a área foi bastante procurada.
“A matéria foi publicada na Superedição do fim de semana e permitiu que ela tivesse fôlego em três páginas do jornal. Todo o conteúdo foi adaptado à página do Curiosamente na internet, onde recebeu o extra de uma videorreportagem e um mapa interativo dos casarões”, conta Anamaria. A matéria premiada foi publicada em 3 de setembro de 2016.
Os demais vencedores foram Ângela Belfort, com a reportagem “Fora dos Trilhos”, na categoria Série Impressa. Já Alexandre Gondim ganhou na categoria Fotojornalismo. O prêmio de telejornalismo foi para a equipe de reportagem da Série Casa Própria x Sonhos.