26-12

 

Técnicas aplicadas por colombiana reduzem estresse e serão multiplicadas nas comunidades.

Marcionila Teixeira (texto)
Julio Jacobina (foto)

Trinta e cinco pessoas juntas, durante oito dias, em contato direto com técnicas de respiração, meditação e relaxamento para aprenderem a lidar com o estresse diário. A experiência aconteceu em uma escola agrícola de Glória do Goitá, na Zona da Mata pernambucana. Reuniu pessoas entre 18 e 35 anos, além de uma com 60 anos. Todas foram selecionadas a partir de seus trabalhos de liderança nos bairros e comunidades onde vivem, no Recife. Em geral, lugares carentes de infra-estrutura e segurança, como Santo Amaro e Coque. Foram capacitadas para multiplicar a experiência em seus locais de morada. Contam ter saído do “retiro” com as vidas transformadas.
Quem esteve à frente da iniciativa foi a socióloga e antropóloga colombiana Ãngela Losada, 35. Ela é coordenadora do Programa de Capacitação de Líderes Jovens, da Organização Internacional Arte de Viver, na América Latina, criada pelo líder humanitário Sri Sri Ravi Shankar. A organização atua em 164 países, incluindo o Brasil, e luta em prol de uma sociedade sem estresse e violência, através de técnicas de respiração, meditação e yoga.
Um dos papeis mais importantes de Ângela nos últimos anos foi acompanhar de perto o pedido de perdão de membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) aos familiares de deputados mortos na Colômbia, em 2007, após as vítimas passarem cinco anos como reféns. “Não existe no Google, por exemplo, algo ensinando como pedir perdão. Podemos encontrar isso na meditação. E os membros da Farc também participaram da técnica. Não é possível descrever com palavras o que aconteceu naquele encontro”, lembra.
Se a experiência é capaz de chegar a um espaço como as Farc e provocar situações de perdão, certamente também pode mudar histórias de violência nas comunidades do Recife. O desafio, diz Ângela, é parecido em vários países da América Latina, pois os problemas se repetem nas comunidades.
Um dos jovens participantes do encontro em Glória do Goitá, com apenas 18 anos, disse ter participado do programa porque muitos dos amigos estão presos. E ele não quer ver a história se multiplicar. “O conflito é falta de comunicação. Quando nos comunicamos, passamos a ver os outros como seres humanos”, reflete Ângela Losada.
Todos os participantes do encontro têm histórias de vida difíceis, seja na família ou no entorno onde vivem. Mas com a característica de liderança que possuem, têm capacidade de mudar o próprio ambiente, defende Losada. O Programa de Capacitação de Líderes Jovens existe desde 1999. Consiste em promover a paz interior nos participantes, através de técnicas de respiração, além de habilidades de comunicação. Após passarem por essa fase, os jovens são voluntários da Arte de Viver. Viverão novas experiências na organização e estarão aptos para replicarem a mesma técnica, chamada Respiração, água e som. Além do Coque e Santo Amaro, estiveram representados os bairros de Bomba do Hemetério, Brejo, Guabiraba e Nova Descoberta
Ângela entrou no programa após passar por uma situação pessoal de grande estresse. Mudou a própria vida e agora se dedica a mudar a de outras pessoas ao redor do mundo depois de tornar-se a primeira instrutora da técnica na Colômbia. “Na maioria das vezes, as mentes se mantêm entre o passado e o futuro. Quando se aprende a técnica de respiração, trazemos a mente para o presente e, dessa maneira, as emoções encontram o equilíbrio e os pensamentos negativos se vão”, reflete. Aprender a respirar seria, então, precedente para ensinar a amar. Porque as duas tarefas podem ganhar, em determinadas circunstâncias, funções igualmente poderosas.