Há 50 anos, o que era para ser uma etapa decisiva na conquista da Lua pelos norte-americanos tranformou-se em uma tragédia. Três astronautas da Nasa, candidatos a embarcarem no voo decisivo da corrida espacial contra os soviéticos, morreram carbonizados dentro do módulo Apollo 1. Em meio minuto, a temperatura a bordo atingiu a marca de 537 graus Celsius.

A tragédia tornou-se capa do Diario de Pernambuco de 28 de janeiro de 1967. O tenente-coronel Virgil Grissom, o capitão de corveta Roger Chaffee e Edward White sabiam que ser “cosmonauta”, o termo adotado pelo jornal que mais tarde denominaria apenas desbravadores do lado comunista, era arriscado. Tanto que posaram para uma foto como se fizessem uma oração diante de uma miniatura do módulo que treinavam.

“Grissom era um veterano do espaço, que já participara de dois voos a bordo de uma cabine Mercury e outra Gemini. White foi o primeiro norte-americano a passear no espaço. Chaffee não havia participado de qualquer experiência espacial. A explosão havia ocorrido na parte principal da cabine que contém o motor e o sistema de climatização e distribuição de oxigênio. A cabine ficou inteiramente em chamas”, informou o Diario, que reproduziu as fotos de Grisson e White na primeira página.

Na edição de 1 de fevereiro de 1967, o Diario trouxe a informação de que os três astronautas fizeram esforço desesperado para sair da cabine, que estava com as escotilhas travadas.”Estamos nos queimando… tire-nos daqui”, teria sido as últimas palavras de Robert Chaffee nos 12 segundos de registros.

Também nesta edição o jornal informava mais uma nova morte de astronauta da Nasa, também vítima de incêndio, desta vez em San Antonio, no Texas. Um aviador de nome não identificava fazia testes biológicos com coelhos no interior da cabine, em voo simulado, quando as chamas começaram a partir de um curto-circuito.

As mortes fizeram a Nasa mudar seus protocolos de segurança. As escotilhas passaram a abrir para fora e tudo o que era combustível foi retirado de bordo. Em julho de 1969, o Apollo 11 chegava à Lua, história contada pelo blog que pode ser acessada clicando aqui.