23.02

 

Os nomes dos seus algozes, nós não guardamos; mas o dele continua lembrado e servindo de exemplo.

Vandeck Santiago (texto)
Guilherme Verissimo (foto)

O radicalismo político e ideológico vivido pelo Brasil na segunda metade dos anos 1980 era muitas vezes resolvido não com agressões verbais, mas na bala – principalmente quando dizia respeito à luta pela terra. Eu era um repórter iniciante aqui no Diario quando ao chegar na redação, há 30 anos, o chefe de reportagem Manoel Barbosa me disse: “Vá agora mesmo para Surubim. Mataram um advogado defensor dos trabalhadores rurais. Vamos acompanhar de perto este caso”. Barbosa era um chefe extraordinário; formou jornalistas que depois saíram do Diario e foram trabalhar em diversas publicações nacionais. Um profissional sensível às questões sociais e incentivador do jornalismo que “vai lá, vê e conta a história”.
O advogado assassinado chamava-se Evandro Cavalcanti, de 38 anos. Era vereador pelo PMDB em Surubim (120 km do Recife). Foi morto com oito tiros de revólver, no dia 21 de fevereiro de 1987, no meio da Avenida Oscar Loureiro, bairro da Cabeceira, zona urbana do município. Crime praticado por três homens, que se aproximaram em uma Brasília branca. Deixou viúva, Jucilete Cavalcanti, e quatro filhos menores. No momento do crime estava acompanhado da mulher e de uma das filhas, então com 9 anos; dirigia-se para uma reunião no sindicato dos trabalhadores rurais. Ao ser chamado por um dos pistoleiros, Evandro respondeu “Diga, companheiros”, e foi imediatamente atingido pelos disparos, segundo artigo do escritor e publicitário José Nivaldo Júnior, publicado no Blog do Magno (“Diga, companheiros”: Evandro Cavalcanti, presente). Um crime brutal, que chocou a cidade e repercutiu em todo o país.
Não foi o primeiro nem o último, naquele período. Dados da CPT (Comissão Pastoral da Terra) contabilizam 640 assassinatos entre 1985 e 1989, em conflitos pela terra. Desse total, 561 foram de trabalhadores rurais. Os demais eram religiosos, lideranças e advogados, como Evandro. Foi neste período, por exemplo, que ocorreu a morte do seringueiro Chico Mendes, no Acre, em 22 de dezembro de 1988, e do advogado Paulo Fontelles, no Pará, em 11 de junho de 1987.
A violência nunca deixou de ser a característica principal da luta pela terra. Do golpe de 1964 até 1971, o Nordeste foi a região mais atingida, fruto da tentativa de conter eventuais influências das Ligas Camponesas (1955-1964). Em seguida, durante a década de 1970, foi a Amazônia, no rastro dos grandes projetos de colonização na região e da ascensão do movimento dos posseiros. Na década de 1980, a redemocratização criou condições para a ampliação da pressão dos movimentos na luta pela terra, mas antes disso os conflitos já se multiplicavam. No próprio ano de 1980, o lema da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para a Campanha da Fraternidade foi “Terra de Deus, terra de irmãos”.
A violência ocorrida em Surubim, naquele 21 de fevereiro de 1987, que fez tombar a tiros no meio da rua um cidadão acompanhado da mulher e da filha, não era um fato meramente local, mas nacional – o gemido de um país onde a luta pela justiça social deixa em seu rastro uma extensa lista de vítimas.
O Diario acompanhou o caso de Evandro Cavalcanti até a elucidação do crime e a condenação dos responsáveis – dos autores (policiais militaras da Paraíba) e dos mandantes (proprietários de terra da região). O governador era Miguel Arraes, e o caso deu-se no início do seu mandato. A questão da terra fora um dos temas principais da campanha estadual, no ano anterior. Posteriormente acompanhamos a luta da viúva, Jucilete, conhecida como Leta, uma mulher que demonstrou sua fibra na tragédia. Criou os filhos e deu sequência à luta política do marido, chegando a eleger-se vereadora no município.
Em memória de Evandro Cavalcanti estava prevista para ontem a celebração de uma missa e um ato público na fazenda Tabu, que foi a primeira desapropriação de terras para a reforma agrária obtida em questão defendida por ele, no município. Os nomes dos seus algozes nós não guardamos, mas permanecem em nossa lembrança o nome de Evandro Cavalcanti e o exemplo que ele deixou. É assim que caminha a História.