Gaivotas da Rua Azul
O Diario de Pernambuco tem oito trabalhos na final do 23º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, a mais importante premiação de jornalismo do estado. O jornal também é finalista no 2º Prêmio de Jornalismo Literário com quatro trabalhos. O anúncio dos finalistas foi feito na tarde desta terça-feira pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope). Na categoria Ilustração/Charge do Cristina Tavares, o Diario já é vencedor. Estão concorrendo os trabalhos feitos por Greg, Jarbas e Samuca. Jarbas fez uma charge sobre os conflitos na Síria inspirada na imagem da criança que foi resgatada em estado de choque e com vários ferimentos. O trabalho de Greg é uma capa do caderno de carnaval. Ele retratou uma festa de rua com muitos personagens. Samuca desenhou, baseado no discurso de ódio do presidente Trump contra as minorias, uma paródia com o jogo de vídeogame Come-come.

Já na categoria texto reportagem, o Diario tem dois trabalhos na disputa. As gaivotas da Rua Azul, de autoria da repórter especial Marcionila Teixeira retrata o cotidiano de crianças e adolescentes da Favela do Papelão, no bairro de São José, que não têm espaços públicos de lazer. Saltar de uma altura de oito metros em direção ao Rio Capibaribe é a única alternativa. O material de três páginas foi publicado na superedição do fim de semana 18 e 19 de março deste ano. A outra matéria dessa categoria, (In) justiça, é de autoria do repórter Wagner Oliveira. O trabalho mostrou o drama de seis pessoas que foram presas ou acusadas injustamente no estado. A reportagem, também de três páginas, foi publicada na superdição do fim de semana 17 e 18 de setembro do ano passado.

Videorreportagem de Shilton Araújo também está na final na categoria estudante

Na categoria texto série e cadernos especiais, o Diario está na disputa com a série do repórter Tércio Amaral Arraes, 100 anos. Na categoria fotografia, o fotógrafo Peu Ricardo é um dos finalistas com a foto Gaivotas da Rua Azul – Menino. Na categoria estudantes, o fotógrafo Shilton Araújo concorre com a vídeorreportagem A relação do pernambucano com a morte, feita em parceria com o repórter Wagner Oliveira.

Já o trabalho Atenciosamente para sempre, de autoria do editor do Diario de Pernambuco Ed Wanderley é um dos finalistas 2º Prêmio de Jornalismo Literário. A reportagem é um especial de Natal que mostra cartas que mães de crianças com microcefalia escreveram para seus filhos com depoimentos do que esperam para eles no futuro. Concorre também o repórter Breno Pessoa com a reportagem Incansável Pop-filosófico.

Na categoria estudantes ainda no 2º Prêmio de Jornalismo Literário estão na disputa as reportagens O Recife e a praça do “Maior Livreiro Do Brasil”, de Lorena Barros, e Assombrações made in Pernambuco, de João Vitor Pascoal. Três das quatro matérias finalistas desse prêmio foram publicados no Curiosamente. Os vencedores dos dois prêmios serão anunciados no dia 10 de julho, no Cinema São Luiz, às 20h.