04.12

Moradores e visitantes do bairro da Zona Sul aproveitam o quebrar das ondas para resfriar o calor.

Wagner Oliveira (texto e foto)

As tardes de maré alta na Avenida Brasília Formosa deixam o bairro de Brasília Teimosa ainda mais atrativo para os moradores e visitantes que frequentam a localidade na Zona Sul do Recife. O Sol forte e o vai e vem das ondas convidam para um animado e refrescante “banho de choque”. Isso mesmo. “Banho de choque” é o termo usado para descrever o banho que as pessoas tomam na orla quando são molhadas pelas águas que batem no paredão construído na avenida e “quebram” sobre os banhistas. Gente de todas as idades e lugares vêm apreciar a diversão. Em duas visitas recentes à orla de Brasília Teimosa, em tardes de sábados, observei muita gente esperando o impacto das águas para se molharem. Uma brincadeira gostosa e gratuita.
Mas nem sempre Brasília Teimosa teve uma orla bonita e atraente. Por muitos anos, os moradores viveram em palafitas e em condições subumanas. Quando a maré estava alta, as moradias eram invadidas pelas águas e muita gente perdia até móveis. Mesmo assim, diz a moradora Alice Carlos, 36 anos, naquele tempo as pessoas já eram acostumadas a tomar o “banho de choque”. “Desde criança eu tomo banho aqui no mar de Brasília Teimosa. No tempo que tinham as palafitas, a gente já fazia isso. É uma sensação muito boa. Chamamos de banho de choque. Vem muita gente de carro que mora em lugares distantes somente para tomar banho aqui. Todo mundo diz que a gente mora num paraíso”, conta Aline.
O pequeno Dimitri Tomaz, 6 anos, é uma das crianças do bairro que não perdem um “banho de choque”. Desde os três anos, o garoto que gosta de andar de skate e jogar futebol com os colegas não dispensa uma tarde de banho à beira-mar. Herdou da mãe, Aline, o gosto pelo “banho de choque”. “É muito bom tomar banho de choque. E sempre vou com os meus primos, meus amigos e com uma pessoa adulta, que fica tomando conta da gente. Estudo pela manhã e quando tem banho à tarde eu gosto de ir. Não tenho medo de tomar banho de choque”, confessa Dimitri. No dia em que conversamos, o pequeno estava acompanhado dos primos Miguel e Alex, do tio chamado de Índio e do amigo Andrey.
“Quem vem visitar Brasília Teimosa e vê pela primeira vez as ondas do mar quebrando no paredão e jogando a água para cima fica encantado. As pessoas dizem que isso é muito bonito e que irão contar a experiência que tiveram para os amigos e parentes virem também”, revela Aline Carlos. Brasília Teimosa está entre o bairro do Pina e o Porto do Recife, numa área caracterizada por uma linha contínua de arrecifes que está paralela à orla. O bairro nasceu através da ocupação de uma área antes chamada Areal Novo, no ano de 1947. O novo nome escolhido para batizar o bairro foi uma alusão a Brasília, então nova capital do Brasil que estava sendo construída no governo de Juscelino Kubitschek. No entanto, a Brasília local era o oposto da Capital Federal, seus moradores viviam sob constantes ameaças de expulsão e voltavam a construir suas casas depois que eram demolidas. Foi assim que nasceu o nome Brasília Teimosa.
Depois da inauguração da nova avenida e da abertura de bares e restaurantes em sua orla, Brasília Teimosa passou a fazer parte do roteiro de visitas de recifenses, moradores de outros municípios do estado e também de turistas. Para chegar ao Parque das Esculturas, por exemplo, é preciso passar pela Avenida Brasília Formosa. Segundo o último Censo divulgado pela Prefeitura do Recife, no ano de 2010, o bairro tem 61 hectares e população residente de 18.334 habitantes. O levantamento revelou ainda que há 5.464 domicílios em Brasília Teimosa. O valor da renda mensal por residência é de R$ 1.220 e a média de habitantes por cada casa é de três a quatro pessoas. Grande parte dos moradores de Brasília Teimosa é de pescadores e comerciantes. Ganham a vida a partir da beleza que está na porta das suas casas.