22.12

Revista científica encabeça debate que mostra a personagem como algo ruim para as crianças.

Luce Pereira (texto)
Silvino (arte)

Deveria ser a gigantesca desigualdade entre os muito ricos e os muito pobres, que parece mais visível em dezembro, a primeira causa a levantar suspeita sobre o mito do (nada) bom velhinho. Mas não se engane: Papai Noel está na mira de instituições e pesquisadores sérios que se preocupam com o tratamento torto dispensado pelos adultos à personagem e os efeitos negativos desta conduta na cabeça das crianças. Quando o planeta se dispõe a manter viva uma mentira incapaz de se sustentar sobre um nesga de lógica que seja, é porque pais responsáveis pela longevidade dela seguem preferindo a fantasia à realidade, mesmo sob risco de perder a confiança dos filhos, entre outras consequências. Como é possível continuar acreditando em quem, para obter deles bom comportamento, inventa um mundo completamente fora de propósito, com renas voando enquanto puxam um trenó dirigido pelo barbudo, rumo a casas de crianças no mundo inteiro? E se as maiores entre todas as referências que possuem sustentam uma mentira, é fácil, em algum momento, deduzir que podem ser vítimas de outras tantas. Assim, abre-se vasto território para o florescimento da dúvida.
O debate sobre se pais devem insistir em alimentar o mito costuma ganhar fôlego no período natalino e cada vez mais, numa tentativa de respeitáveis “cabeças pensantes” de trazer o bom senso à pauta. Objetivo: colocar Papai Noel em seu devido lugar – apenas uma brincadeira, parte festejada do folclore mundial, sem nenhuma chance de realmente habitar qualquer região do planeta. A revista The Lancet Psychiatry dispôs-se a sair na frente com a bandeira do “acorda povo”, apostando no debate como forma de despertar consciências e produzir reflexões. No último artigo sobre o assunto, o ponto crucial é exatamente questionar se é correto ou saudável permitir que as crianças acreditem em seres e acontecimentos sobrenaturais.
Parte da resposta já poderia ser considerada a partir do livro do norte-americano David Kyle Johnson, Os mitos que roubaram o Natal, onde o autor tenta retirar o véu sob o qual se esconde a nada verdadeira bondade atribuída pelos adultos ao velhinho da Lapônia. Professor universitário, Johnson é certeiro nas conclusões: de inofensiva, a personagem não tem nada, pois é capaz de minar a confiança dos pequenos nos pais, estimular a credulidade e inibir a imaginação. Por outro lado, defende que a conduta dos pais não passa de uma tentativa de subornar os filhos para conseguir deles o comportamento desejado. Pesquisadores de universidades da Austrália e do Reino Unido, no entanto, justificam que a explicação para a longevidade da farsa natalina poderia vir como um recurso para fazer face à dureza da vida real. Estimulando a permanência da estória do velhinho da Lapônia tal como chegou aos nossos dias, estariam apostando na esperança de algo melhor ou mesmo tentando retornar à infância perdida.
À discussão, bem que poderia ser acrescentado o fato de Papai Noel funcionar, na cabeça de crianças pobres, como uma frustração incurável. E mesmo o universo ao qual ele é associado – cheio de neve, luzes e cores – fomentar uma ideia errada de merecimento. Por que estariam condenadas a viver realidade tão aterradora, enquanto tantos são convidados a desfrutar do mundo perfeito pelo qual o velhinho desfila distribuindo fartura e sorrisos? Pensadores e pesquisadores teriam ao menos um grande motivo para querer acabar com a farsa: ela não contribui em nada para diminuir o excesso de desigualdade no mundo, de vez que Papai Noel escolhe a dedo quem vai receber sua nada humilde visita.