Esqueça a capa do livro e mergulhe no seu conteúdo, porque “Bilhões e lágrimas – A economia brasileira e seus atores”, da jornalista Consuelo Dieguez (Prêmio Esso de Jornalismo de 1996), é uma obra necessária nestes tempos em que governantes e empresários se tornaram frequentadores dos noticiários policiais. O livro de 144 páginas é, na verdade, a compilação das reportagens feitas por Consuelo para a Piauí, publicação que desde 2006 foi na contramão da imprensa brasileira ao apostar em textos longos gestados em meses de apuração.
Os personagens em si são tão importantes quantos seus feitos e, na maioria dos casos narrados, defeitos. É o poder de observação de Consuelo que reside a pegada de seu texto bem feito, quando nos convida a conviver, mesmo que por algumas páginas, com o universo dos sofás macios e vinhos caros e das decisões que afetam a vida de milhares de pessoas e o destino do país.
O primeiro perfil escrito para a Piauí foi do banqueiro Luiz Cezar Fernandes, ex-dono do banco Pactual, em 2006. Depois seguiram-se os de Daniel Dantas, Luciano Coutinho e Sérgio Rosa. O livro traz também os bastidores da derrocada da Sadia, da Varig e do etanol, o último por causa da guinada do pré-sal, sonho desenvolvimentista petista que acabou ainda não se efetivando. As decisões de Lula e de Dilma nestes casos têm seus impactos ainda hoje. Por isso que o título do livro é perfeito. A capa, não.
Confira abaixo o primeiro perfil do livro, em PDF disponibilizado pela editora Companhia das Letras.