O fim de semana era especial. Único. A capa do jornal também teria que ser. Era quarta-feira, 18 de abril de 2012. Em quatro dias, começando já na noite seguinte , teríamos na cidade o Cirque du Soleil, Chico Buarque, Paul McCartney e o festival Abril pro Rock com um monte de atrações. A questão era: como colocar tudo isso junto numa manchete?

A inspiração veio do disco Abbey Road, dos Beatles. A partir daí, Fred Figueiroa, Humberto Santos, Jarbas (o responsável pela brilhante ilustração) e  eu  discutimos a composição da página até os “45 minutos do segundo tempo”, quando o parque gráfico já estava cobrando o material para começar a rodar o jornal. Foi uma tempestade de ideias e decisões até chegarmos ao produto final.

Com a capa praticamente concebida, nos deparamos com algumas questões importantes. Como retratar o Abril pro Rock? Optamos por usar a imagem do vocalista da atração mais popular do evento, a banda Los Hermanos. A dúvida era se poderíamos colocá-lo ao lado de Chico e Paul. Parte das pessoas consultadas achava uma heresia. Os menos radicais venceram. Chegamos a um meio termo: na arte usaríamos a caricatura de Marcelo Camelo e o nome Abril na manchete.

Outra dificuldade era como representar o Cirque du Solei neste contexto. Não dava. Foi aí que surgiu a ideia de usar o “quarto elemento” para representar o leitor. A proposta era interagir. Todo mundo gostou. Imaginamos, de cara, que as pessoas iriam colar a própria foto usando o computador e espalhar pelas redes sociais. Mas preferimos deixar a coisa acontecer espontaneamente, sem propor isso no jornal impresso. Nossa avaliação, que se mostrou correta depois, é que nas redes sociais as coisas funcionam melhor quando surgem naturalmente. A repercussão foi melhor do que esperávamos. A cobertura do super fim de semana também. Mas aí já é uma outra história que contaremos depois.