Juliana Colares*
Mais uma semana do especial Metrópole em movimento, mais um vídeo. O assunto desta vez é Curitiba, a primeira cidade a implementar o BRT (transporte rápido por ônibus), em 1974. Modelo para o Brasil e o mundo, o sistema de transporte público de lá foi tema de uma palestra a cada 3,2 dias, em 2011. Fora as mais de 100 delegações que visitaram a cidade naquele ano para conhecer de perto os ônibus expressos.
Bom, mas como fazer um vídeo diferente do que fizemos sobre a Agamenon Magalhães e de Belo Horizonte? Pensei e cheguei à conclusão de que podíamos experimentar a fazer um vídeo inteiramente gráfico, sem uma filmagem sequer. A direção do jornal topou e eu, Edsimon Medeiros e Taís Nascimento pusemos as mãos no papel e no computador.
Mais do que nunca, um storyboard era imprescindível. Para isso, enquanto a repórter Tânia Passos apurava informações para a matéria dela lá em Curitiba, eu, aqui no Recife, estudava e apurava informações sobre o BRT Curitibano para o vídeo. O processo de produção é parecido com o de uma videorreportagem e exige tanto conhecimento do assunto quanto uma videorreportagem tradicional. A diferença está na execução.
Estruturei as informações e comecei a desenhar o storyboard. Depois, entreguei as três páginas de folha A4 para o editor Edsimon Medeiros. Taís Nascimento desenhou vários dos elementos necessários para o vídeo e Edsimon transportou para o computador os rascunhos que estavam no papel. Do jeito como eles foram pensados. O resultado está aí! Confira o hotsite Metrópole em Movimento clicando aqui.
* Repórter de Vida Urbana