
O brasileiro está descobrindo o mercado de ações. Mas sempre é bom reforçar que investir nele não é para quem tem coração fraco. A pessoa deve ser capaz de suportar os momentos de queda estilo montanha russa. Por isso, precisa, antes de qualquer coisa, definir um perfil de investimento (mais ou menos agressivo).
Comprometer, logo de cara, toda a reserva financeira, nem pensar. De 20% a 30% é o mais adequado para o começo, diz Aristides Cavalcanti, sócio-diretor da Finacap. Na hora de investir, a pessoa também deve dar preferência a empresas sólidas, com menos riscos do ponto de vista do investimento.
Outra dica é saber distinguir quando uma ação está cara ou barata. Aristides dá um exemplo: entre uma ação da Petrobras que custa R$ 35 e outra, de uma empresa menor, que sai por R$ 0,80, qual é a mais cara? Nominalmente, parece a da estatal. “O que define é a perspectiva que a empresa está oferecendo”.
A perspectiva da Petrobras no futuro é a de nadar em um mar de petróleo do pré-sal. Deve lucrar bastante. E, teoricamente, quem comprar as ações, também. Por outro lado, se a empresa menor não prometer muita coisa, o investidor poderá até gastar pouco. Mas também não levará muito dinheiro pra casa.
Seguem outras dicas básicas:
* Comece devagar. Nem pense em transferir todo o dinheiro que guardou, seja ele muito ou pouco. O limite recomendado por quem entende do assunto é de 30%
* Prefira sempre os papéis de empresas sólidas, com menos risco do ponto de vista do investimento
* Nunca comece sozinho. Procure ajuda profissional e deixe a corretora administrando suas ações
* Com o tempo, você pode partir para o home broker, que permite a negociação de ações via internet
* Discipline seus investimentos obedecendo uma periodicidade nas aplicações. Mesmo que seja uma quantia pequena, aplique todos os meses
* Tenha paciência. Bolsa é aplicação para longo prazo. O ideal é manter o investimento e ganhar dinheiro com a valorização das ações e o pagamento de dividendos
* Se o mercado começar a balançar e as ações passarem a cair, espere. Não tire o dinheiro, a não ser que esteja precisando para uma emergência ou a empresa não for mais confiável