Leão tecnológico

Lionapp

Nesta sexta-feira (8) tem consulta à restituição do Imposto de Renda. O primeiro lote de 2012. Em volume de dinheiro, será o maior da história pago pela Receita Federal: R$ 2,5 bilhões. Desse total, R$ 47,34 milhões virão para Pernambuco. Farão a felicidade de 30.874 contribuintes.

Além do tradicional acesso pela página da Receita e pelo Receitafone, o leão tem uma novidade. Os contribuintes podem baixar um aplicativo para smartphones e tablets com sistema operacional Android e iOS (Apple iPhone). Desenvolvido pelo Serpro, o aplicativo é grátis. O download pode ser feito no Android market (Google Play) ou na Apple store.

A primeira versão do lionapp (o nome não é esse, claro) vem como quatro serviços:

* Consulta às restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física desde 1999

* Verificação do CPF

* Orientação sobre a restituição, com respostas às principais perguntas sobre o ressarcimento aos contribuintes

* Avaliação do aplicativo

Eu já baixei na loja da Apple. Tem de procurar como “Serpro Pessoa Física”. Mas sei que minha restituição não vai sair tão cedo.

E aí? Curtiu?

* Colaborou Sarah Eleutério

Logo da AppleLogo do Android

O que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi

Calendário junho

Amanhã é Dia de Corpus Christi. Feriado nacional. Não em Pernambuco, que troca a data pelo São João. Mas o São João, neste ano, vai cair num domingo.  Paciência. A maioria dos trabalhadores dançou. Mas tem gente que vai passar o 7 de junho longe do batente.

Os funcionários públicos, por exemplo, param amanhã. Os bancários também, porque seguem o calendário de feriados nacionais. Já os shoppings centers vão funcionar normalmente.

Quer saber o que abre e fecha. Então veja aqui:

Bancos – fecham. Os bancários seguem o calendário nacional.

Escolas – fecham. Tanto as públicas (municipais e estaduais) quanto as privadas. As universidades públicas do estado fecham na quinta e na sexta.

Repartições públicas – fecham. Alguém ainda tinha dúvida?

Detran – fechado. Todos os 105 pontos de atendimento no estado, incluindo os do Expresso Cidadão e dos shoppings.

Comércio de rua – tudo aberto. Ainda mais com o Dia dos Namorados batento à porta. No Centro do Recife, as lojas estarão abertas entre 7h e 19h

Supermercados, mercados e feiras públicas – tudo funcionando normalmente.

Shoppings Centers – abertos também. Horário normal para os centros de compras.