Notícias sobre o concurso da Polícia Civil de Pernambuco

Secretário Wilson Damázio. Crédito: Hélder Tavares

.

Recebi um e-mail do leitor Geronimo Silva. Ele disse que é “concurseiro e um dos milhares que aguardam o concurso da Polícia Civil de Pernambuco”. Geronimo queria saber notícias sobre a seleção. Se vai abrir mesmo em 2012, se vai ser só para quem tem ensino superior.

Meu colega Wagner Oliveira, repórter do caderno de Vida Urbana, entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Civil. A informação é de que deve mesmo rolar concurso. Mas para o cargo de delegado. Para concorrer, o candidato deve ser formado em direito.

Já para os cargos de agente de polícia e comissário, não há previsão de um novo concurso, já que tem gente do último que ainda não foi convocada.

Em novembro, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, falou em entrevista que foi proposta à Secretaria de Administração a realização de um concurso para contratar 200 novos delegados. A expectativa é a de que a proposta seja aprovada já neste mês de janeiro para que as provas aconteçam ainda no primeiro semestre de 2012.

Confira aqui trechos da entrevista publicada em 17 de novembro. A matéria foi feita por Raphael Guerra, que também é repórter do caderno Vida Urbana.

Diario: Por que um concurso para delegados?

Wilson Damázio: A Secretaria de Defesa Social está propondo ao governo do estado a abertura deste concurso já no início do ano que vem porque observamos uma necessidade de mais delegados atuando. Temos novas delegacias, mas que não foram inauguradas por falta de delegados. Atualmente, pelo menos 37 delegacias da Polícia Civil estão sem titulares. A maioria é no interior do estado. Com o aumento do número dos delegados, também vamos conseguir ampliar o número de plantões. Tudo será discutido em janeiro, junto com o governador Eduardo Campos. A capacidade de arrecadação do governo é que vai definir se o concurso será possível. O programa Pacto pela Vida será o maior beneficiado porque teremos mais redução da violência.

Diario: Como será a distribuição dos novos delegados?

Wilson Damázio: No primeiro momento, vamos lotá-los em novas delegacias especializadas, principalmente da Mulher e da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA). Precisamos aumentar o efetivo. Os novos delegados, mais novos, podem ser encaminhados para as delegacias do interior. Já os mais experientes devem vir para a Região Metropolitana do Recife. Essa realidade será discutida em detalhes no início do ano. Os policiais miliares e civis aprovados em concurso anteriores também devem ser convocados para assumir seus postos. Por enquanto, a previsão é de que apenas haja novo concurso para delegado.

29 thoughts on “Notícias sobre o concurso da Polícia Civil de Pernambuco

  1. estou cursando o ensino medio e me interesso em fazer um concurso para a policia civil
    o que  devo fazer para alcançar este objetivo.

  2. quer dizer que só vai rolar prova este ano da policia civil só para os cargos de delegado?e agentes de policia,medicos legistas e etc…não vai ter provas???????

  3. oh elizeu, tenho a impressão q vc não leu a reportagem acima meu amigo! Ela é CLARA quanto ao concurso, leia bem dessa vez ok: O CONCURSO SERÁ APENAS PARA DELEGADO!!! 

    desse jeito tu não passa não filho…

  4. a reportagem acima ta errada….pra começar não existe e nunca existiu concurso p/comissário. comissário e agente especial(final de carreira) e outra, foi confirmado semana passado que terá concurso sim, em 2013 p/delegado, agente, escrivão, enfim! p/tudo….e a quantidade geral de vagas será 30% do efetivo atual da pcpe. Acho que vc Theo anda desatualizado….ainda vão chamar a última turma da pc do concurso 2006 e fora pcpe, tb terá pmpe em 2013.

  5. Tome EU acho e bom!!!!! Ricardo Tu Falas-tes boas e baixos otimo seu comentario. Theo para de jugar os outros e deixa de pensar negativo pros outros Prova não e bicho de 7 cabeças se 1 consegue todos nos conseguimos samos capazes de enfrentar nossos erros e ir a lem dos nossos objetivos! EU vou fazer e vou passar nesse concurso e vou mostra na sau cara Quem é o Tal! tenhão um bom dia e agardeço. abraços Ricardo.

  6. Prezados, 

    Acho um equivoco afirmar que só haverá concurso para o cargo de Delegado,
    uma vez que, da mesma forma que o fundamento para á não realização para os cargos  de agente, escrivão e etc., é o de que ainda falta ser chamado os aprovados do concurso anterior, fica na mesma situação os aprovados para o cargo de delegado, que ainda não foram chamados todos os aprovados. Vale salientar que o concurso está para , ou já prescreveu.

    *Qualquer informação relevante, por favor, destaquem!

  7. Pois é, concordo com Ricardo, não existe e nuna existiu concurso pra COMISSÁRIO, porq comissário é um agente que o delegado atribui um cargo de confiança, que passa a ser chamado de Comissário ganhando uma gratificação ao salário de agente. Sei disso porq meu pai é Delegado de polícia.
    Tenho vários amigos agentes da civil tbm, e as informações é de que a dúvida é que o concurso de agente e escrivão se exige nível superior.
    Estou aguardando o de delegado…!!!

  8. ola pessoal gostaria muito de tirar uma duvida esse  concurso de agente da policia civil vai ter agora em 2013 eu acho vai continuar nível médio

  9. Pessoal, alguém poderia me tirar um dúvida que está me atormentando cada dia?! O próximo concurso da PCP
    E “agente e escrvão” será nível superior ou será o último de nível médio??????? 

    Obrigado de antemão!

    Diogo

  10. Pessoal, alguém poderia me tirar um dúvida que está me atormentando cada dia?! O próximo concurso da POLICIA CIVIL DE PE
    para “agente e escrvão” será nível superior ou será o último de nível médio???????
    Obrigado de antemão!
    Diogo

  11. Esto Cursando o ensino Medio e Gostaria de Faser o Concurso da Policia Civil”
    Como Faço Para Mim Increve e quenado Tera VAGA O Melhor quando Abrira as Vagaas?

  12. Acredito que o concurso da civil que abrirá será apenas para nível superior,pois agora é  lei!!Gostaria muito que não fosse,mas….tá difícil.

  13. PODEM FICAR TRANQUILOS ,PÔS CONHEÇO ALGUÉM QUE TEM ALGUMAS INFORMAÇÕES DE QUE O CONCURSO DA P CIVIL SERA PARA NÍVEL MÉDIO,E SERÁ EM 2013…

  14. SE NÃO ACREDITAS,TENHAM NOÇÕES LÓGICAS, DE QUE OUTROS ESTADOS ESTÃO FAZENDO CONCURSO DA POLICIA CIVIL PARA  ENSINO MÉDIO, MAS TEM UM POREM ELES ESTÃO COLOCANDO LIMITES DE IDADES , NÃO TODOS , MAS ESTÃO.

  15. DESDE 2002, O MPF VEM LUTANDO PARA QUE OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS POSSAM TAMBÉM DESENVOLVER O TRABALHO POLICIAL NAS POLÍCIAS CIVIS E FEDERAIS, MAS ESSE DIREITO FOI NEGADO PELA PROCURADORIA DA UNIÃO E PELA PRIMEIRA VARA FEDERAL DE MINAS GERAIS. LOGO, O MPF ENTROU COM AÇÂO CIVIL PÚBLICA NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, CHEGANDO NAS MÃOS DO EX. PRESIDENDE AYRES BRITO E DA MINISTRA CÁRMEN LÚCIA QUE NOS DERAM DECISÕES FAVORÁVEIS E OBRIGOU O MPU E A PF EM SEU CERTAME, SEGUIR ESSA REGRA ATRAVÉS DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO NÚMERO 676335, EM JUNHO DE 2012, A PF ABRIU SEU CONCURSO SEM QUER DERAM VAGAS AOS PNE, ISTO É, DESOBEDECERAM A ORDEM DO STF, MAS A INVESTIDAS DOS “”DONOS”" DA PF, NÃO DERAM CERTO, POIS O CONCURSO FOI SUSPENSO E SÃO OBRIGADOS A RETIFICAR UM NOVO EDITAL. AS POLÍCIAS CIVIS ESTADUAIS, ENTRE ELAS A DE PERNAMBUCO, NÃO SEGUE ESSA ORDEM, MAS JÁ QUE FOI DEFINIDA EM 28/11/2012, PELA MINISTRA CÁRMEN LÚCIA DO STF, GOSTARIA DE SABER SE A PC DE PE VAI RESPEITAR A DESCISÃO DO STF E QUE OS CARDIDATOS PREJUDICADOS POSSAM REQUERER NA JUSTIÇA O DIREITO AO TRABALHO POLICIAL NOS CARGOS DE AGENTES, PERITOS, PAPILOSCOPISTAS E DELEGADOS. OBRIGADO.
     

  16. OLÁ PESSOAL GOSTARIA DE SABER SE PARA O CARGO DE AGENTE DA PC-PE PRECISA TER NÍVEL SUPERIOR.OBRIGADO!!!!!!!!

  17.  gostaria de saber ? como fica os candidados que foram aprovados e sairam na nova classificação por ordem judicial.
    Pelo edital todos os aprovados na primeira etapa tem direito a fazer os testes fisicos e medicos.

  18. as pergundas citadas anteriormente se referem ao concurso da polici civil de 2006 que teve a nova relação por ordem judicial divulgada e não teve nenhuma convocação para segunda etapa.

  19. o que se pode fazer para ter nossos direitos garantidos para fazer segunda etapa do concurso ?

  20. o concurrso da policia civil esta sendo aguardado por muitos, porém a uma grande dúvida em relação ao concurso sobre nível médio e superior, caros concurseiros tudo indica que permanecer com nível médio pois a uma grande necessidade de agentes e outros, se aumentarem o nível para superior automáticamente vão estabelecer um valor estimado só para nível superior o que de fato será um grande furo no orçamento do estado, mais que também não é que seja impossivel, contudo seja muito difícil, pois aí haveria muitas greves e confusão por parte da própria corporação em dizer: tal estado recebe x e agente de pe recebe y, ficaria um pouco desigual, AGORA EU ACREDITO QUE ESSE SEJA O ÚLTIMO PARA ENSINO MÉDIO.

  21. Meus amigos, nós sabemos que a copa de futebol mundial será realizada embreve. A cidade de Recife será sede desse evento ,portanto,o governo do estado de pernambuco terá de fazer concurso na área e segurança como os outros estado. Sabemos que será preciso de aproximadamente, 4000 soldados PM, 100 oficiais, 500 bombeiros, 200 delegados. 1200 agente de policia,e300 escrivães aproximadamente para suprir a demanda.Diante do exposto, estudem,façam curso superio para entrar na policia civil e não percam a esperança.

  22. O que não pode é gente com erros terríveis de português querer entrar no céu apulso! kkkkkkk, vão estudar mais pra tentar sonhar com uma carreira pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>