Depois de colocar um monte de números no post anterior, que tal falarmos de gafes? Gafes que os empresários pernambucanos não podem nem pensar em cometer quando estiverem negociando com os chineses. Vale também para qualquer pessoa que visita a China.
1) Entregar o cartão de visitas com uma mão só é um erro grave. Se, ainda por cima, a mão usada for a esquerda, considerada por eles impura, é ofensa mortal. E, na hora de receber o cartão, nada de dar só uma olhadinha e guardá-lo na carteira ou na bolsa. Os chineses fazem questão de entregar e receber os cartões com as duas mãos, além de lê-los com muita atenção.
2) É tudo uma questão de gosto. Você pode torcer o nariz e odiar cabeça de peixe. Na China é diferente. Em um banquete, os chineses têm o costume de oferecer cabeças de peixe para os convidados mais importantes. Nada de cara de nojo, portanto. O negócio é fechar os olhos, seguir em frente e sentir-se muito honrado.
3) Chinês adora presente. A troca de lembrancinhas faz parte de qualquer negociação. Mas, depedendo da cor do embrulho, a demonstração de respeito e carinho pode ir por água abaixo. Nunca o presente deve estar embrulhado em papel branco. Na China, o branco é a cor do luto. Se quiser causar uma ótima impressão, use o dourado. Eles preferem. Discretos, não?